quarta-feira, 1 de março de 2017

Quarta Feira de Cinzas

Se ontem houve fogo em algumas cidades, hoje há cinzas. Oficialmente acaba hoje o Carnaval. Para alguns começa um novo tempo, o de jejum. Até à Páscoa pode-se contar 40 dias. Este período tem por nome: Quaresma. Depois da festa pagã vem a festividade religiosa, para perdoar os fiéis e abençoá-los simbolicamente com cinzas.
Por onde tenho andado, neste dia encontro sempre gente com uma cruz na testa, feita com o pó das cinzas. Eu própria, pelo menos por duas vezes, andei com essa cruz. Nessa altura o Gui ainda frequentava o infantário e fazia parte do calendário ir à missa e receber a cruz. Sim, os miudinhos pequeninos também... pelas diabruras que tinham andado a fazer, quase de certeza.
Só que ainda há tempo, para alguns, para mais uma festa... esta à volta da mesa, comendo e bebendo. E, depois, uns fazem jejum religioso e outros fazem o que lhes apetecer... até à próxima época festiva da agenda.
Adeusinho, Carnaval!

Foto: bistum-regensburg.de



Segue A Mulher do 31 (@amulherdo31) também no Instagram e no Facebook.

2 comentários:

  1. Cresci a participar todos os anos neste ritual :)

    Beijinho <3

    Lina Soares
    Trinta por uma linha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fui ler um pouco mais sobre este ritual... o chamado Imposição das Cinzas, na Igreja Católica. Este ritual serve para lembrar o homem que é pó e ao pó voltará, e que é fundamental arrepender-se e acreditar no Evangelho o quanto antes. Interessante!

      Eliminar

© A Mulher do 31 - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Ana Oliveira.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo