|Celebração| Domingo de Ramos!? Porquê?

Ramos? Porquê um domingo chamado Domingo de Ramos?

Muitos de nós já entrámos em férias... as férias da Páscoa. Mas nem todos nós sabemos a razão de tal celebração e a sua importância, para se darem férias por ela.

Hoje em dia é fora de moda ser-se devoto, ser-se cristão... e talvez já hajam poucas famílias onde esta época seja verdadeiramente falada, e comemorada. As amêndoas, o folar, os ovos e o coelho da Páscoa tomaram a dianteira das festividades, como o Pai Natal do Natal. E o que estava na raíz destes dois momentos ficou em segundo, quando não em último plano.

A época pascal é repleta de acontecimentos bíblicos muito interessantes e cheios de valor para a vida humana. Não é apenas um episódio... é uma sequência de eventos. O Domingo de Ramos, digamos, é a abertura da festa. E já passo a explicar.

Foto: Ana Filipa Oliveira

A personagem principal da Páscoa é Jesus. (E não o coelho da Páscoa, desenganem-se!) O local, onde se desenrola a acção, é Jerusalém. E as personagens que contracenam com Jesus são os fariseus. Este povo não aceitava Jesus como o Salvador e desejavam que ele desaparecesse de cena. Por muitas maneiras, e várias vezes, tentaram que isso acontecesse, mas sem efeito. Até que chegou o auge da história, em que isso se concretiza, com a crucificação de Jesus. 

E o que é que isto tudo tem a ver com Ramos? Simplesmente quando Jesus entrou em Jerusalém, montado num burro, o povo recebeu-o em euforia, agitando ramos de árvores, como se uma figura real viesse a entrar na cidade em cortejo para a população a adorar. Imaginam como é que os inimigos de Jesus ficaram? Furiosos. Como é que ele podia ter tal honra!?

E com o Domingo de Ramos, a entrada de Jesus na Cidade Santa, inicia-se a Semana Santa, com o seu grande momento no Domingo de Páscoa. E para ti, o que começa com o Domingo de Ramos!? Apenas dias de descanso? Troca de sacos de amêndoas? Comer folar e broas da época? Ou devorar ovos de chocolate? Como é a Páscoa na tua família? Como era nas gerações anteriores? Que recordações tens?

Que possamos, especialmente neste período do ano, apercebermo-nos do quanto distante estamos, ou próximos, do verdadeiro valor dos eventos que nos dão direito a dias de descanso... e, para quem crê, não serão apenas dias de descanso na terra, mas no céu, para toda a eternidade.

Votos de uma excelente Semana Santa!



Segue A Mulher do 31 (@amulherdo31) também no Instagram e no Facebook.


Fontes de Pesquisa:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Domingo_de_Ramos
https://www.calendarr.com/portugal/domingo-de-ramos/
https://www.gotquestions.org/Portugues/Domingo-de-Ramos.html

You May Also Like

0 comentários

Follow