Ele

|Celebração| Domingo de Ramos!? Porquê?

abril 09, 2017

Ramos? Porquê um domingo chamado Domingo de Ramos?

Muitos de nós já entrámos em férias... as férias da Páscoa. Mas nem todos nós sabemos a razão de tal celebração e a sua importância, para se darem férias por ela.

Hoje em dia é fora de moda ser-se devoto, ser-se cristão... e talvez já hajam poucas famílias onde esta época seja verdadeiramente falada, e comemorada. As amêndoas, o folar, os ovos e o coelho da Páscoa tomaram a dianteira das festividades, como o Pai Natal do Natal. E o que estava na raíz destes dois momentos ficou em segundo, quando não em último plano.

A época pascal é repleta de acontecimentos bíblicos muito interessantes e cheios de valor para a vida humana. Não é apenas um episódio... é uma sequência de eventos. O Domingo de Ramos, digamos, é a abertura da festa. E já passo a explicar.

Foto: Ana Filipa Oliveira

A personagem principal da Páscoa é Jesus. (E não o coelho da Páscoa, desenganem-se!) O local, onde se desenrola a acção, é Jerusalém. E as personagens que contracenam com Jesus são os fariseus. Este povo não aceitava Jesus como o Salvador e desejavam que ele desaparecesse de cena. Por muitas maneiras, e várias vezes, tentaram que isso acontecesse, mas sem efeito. Até que chegou o auge da história, em que isso se concretiza, com a crucificação de Jesus. 

E o que é que isto tudo tem a ver com Ramos? Simplesmente quando Jesus entrou em Jerusalém, montado num burro, o povo recebeu-o em euforia, agitando ramos de árvores, como se uma figura real viesse a entrar na cidade em cortejo para a população a adorar. Imaginam como é que os inimigos de Jesus ficaram? Furiosos. Como é que ele podia ter tal honra!?

E com o Domingo de Ramos, a entrada de Jesus na Cidade Santa, inicia-se a Semana Santa, com o seu grande momento no Domingo de Páscoa. E para ti, o que começa com o Domingo de Ramos!? Apenas dias de descanso? Troca de sacos de amêndoas? Comer folar e broas da época? Ou devorar ovos de chocolate? Como é a Páscoa na tua família? Como era nas gerações anteriores? Que recordações tens?

Que possamos, especialmente neste período do ano, apercebermo-nos do quanto distante estamos, ou próximos, do verdadeiro valor dos eventos que nos dão direito a dias de descanso... e, para quem crê, não serão apenas dias de descanso na terra, mas no céu, para toda a eternidade.

Votos de uma excelente Semana Santa!



Segue A Mulher do 31 (@amulherdo31) também no Instagram e no Facebook.


Fontes de Pesquisa:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Domingo_de_Ramos
https://www.calendarr.com/portugal/domingo-de-ramos/
https://www.gotquestions.org/Portugues/Domingo-de-Ramos.html

TALVEZ TAMBÉM GOSTES DE:

0 comentários

SUBSCREVE







Gosta d' A MULHER DO 31