quinta-feira, 1 de junho de 2017

|Dia Mundial da Criança| Como o Yoga as pode fazer Felizes

Para compreender o mundo da criança há que saber ser criança. E qual o adulto que não o foi!

Crianças rodeadas de amor, afeto, positividade, confiança e com consciência corporal são crianças felizes.

Ensinar Yoga a crianças, é dotá-las não apenas de posturas físicas (os ásanas) e de posturas meditativas, mas sobretudo desenvolver dinâmicas para trabalhar a imaginação, a criatividade e a memória, e os processos psicológicos básicos para ajudar cada criança a alcançar os seus sonhos. O Yoga para crianças realiza-se através de aulas divertidas que as ajudem na expressão e na concentração.

Os benefícios do Yoga são mais que conhecidos: permitem um relaxamento, um aumento do fluxo sanguíneo, um aumento de bem estar e serenidade, para além de permitir o aumento da flexibilidade, da força e do equilíbrio.

Numa aula de Yoga para crianças a diversão é a palavra chave. Por natureza, as crianças são energéticas, criativas e muito curiosas e muitas não sabem lidar com as suas emoções, não estão conscientes do seu corpo e não sabem como expressar os seus sentimentos. Com o Yoga, as crianças podem exprimir-se como quiserem, individualmente ou com os seus pares, num jogo lúdico que mais soa a brincadeira, de uma forma saudável.

Com o poder da música, dos contos infantis e da imaginação, uma aula de Yoga com crianças pode transportá-las para o imaginário onde tudo acontece, de uma forma saudável, alegre e divertida.

Durante uma aula de ioga infantil há uma completa ausência de julgamento e competição. Ao fazermos uma pose perfeita ou melhor do que outro não é o objetivo da aula. Este conceito e o constante incentivo incondicionais criam um ambiente de conexão, permitindo que as crianças relaxem e se divirtam enquanto desenvolvem força, coordenação, flexibilidade e equilíbrio, bem como aumentando a conscientização corporal, a concentração e a auto-estima.

Há cada vez mais evidências que sustentam os inúmeros benefícios da prática de ioga para crianças. Um estudo publicado pela Universidade da Califórnia, demonstrou que as crianças que tiveram aulas frequentes de Yoga revelaram aumentos significativos na auto-estima, bem como a aptidão geral e desempenho escolar e diminuição nos problemas disciplinares. Além disso, os alunos relataram sentir-se mais relaxados e estavam mais conscientes e respeitosos de seus pares.
Durante as minhas aulas já aconteceu as crianças frustrarem-se, chorarem até; mas esse não é o objetivo! Claro que não, mas é aí que temos de as ajudar a lidar com a frustração, a frustração de ver o outro conseguir e ela não! "Ok, está tudo bem, todos nós fazemos o melhor, Respira, fecha os olhos e imagina que consegues fazer o que mais queres!! Inspira e expira, abre os olhos e olha para mim, vamos respirar as duas.... e fica tudo bem!" A criança acalma-se, fazemos um outro exercício e agora é ela que está a fazer super bem! A sua confiança está novamente restabelecida! Agora está feliz!!!!

As crianças são encorajadas a respeitar e prestar atenção ao seu corpo, à sua respiração e aos seus pensamentos, garantindo que se sentem bem em cada posição, em cada movimento, entrando e saindo das posições quando se sentem prontas - o que é algo que a maioria dos adultos tem dificuldade!

Quer mais razões para a necessidade das crianças começarem a praticar Yoga: 
  • Oferece uma ampla gama de movimentos aliados à respiração, concentração e estado de relaxamento; 
  • Exercita o corpo, a mente e fortalece a respiração;
  • Tem um benefício que normalmente não se vê nas aulas dos adultos: a  interação! 
  • Promove não só a consciência de nós mesmos e dos nossos amigos, mas cria uma consciência mais ampla do mundo que nos rodeia



Gostaram de ler? A autora deste texto, e instrutora deste método (e de outros) no espaço Atitudo, chama-se Marta Ambrósio. Esta mulher é, para além de instrutora, a criadora e gestora desta academia dedicada ao desenvolvimento pessoal e saúde mental. Mas não só. É mãe de duas crianças pequenas, tem a sua profissão como auditora e consultora, e não nos para de surpreender com a sua garra e doçura. Vale a pena conhecê-la, bem como ao seu projecto. Para isso basta mandar um email para marta.atitudo@gmail.com, seguir a página www.facebook.com/atitudodo ou bater à porta na Rua Padre Himalaya, n.50 D, 4100 Porto. Porque este é um espaço dedicado a ti.

Sem comentários:

Enviar um comentário

© A Mulher do 31 - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Ana Oliveira.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo