Psicologia Positiva: A Felicidade Como Alvo

Photo by NeONBRAND on Unsplash

Martin Seligman, em poucos minutos, explica-nos de uma forma humorada, mas bastante eficaz, um pouco da história da psicologia. Deste vídeo brilhante destaco que o caminho que Martin segue é o de uma psicologia que não só trata as fraquezas como as forças, não só trata quem está mal como quem está bem, mas que quer estar ainda melhor... A psicologia positiva torna as pessoas felizes, eficientes e permite-lhes atingir a sua alta performance. Eu quero ser a melhor versão de mim mesma, e tu?

Se já viste o vídeo, sabes que Martin Seligman descreve três vidas "felizes". A primeira é a vida baseada no prazer. A segunda baseia-se em ter uma boa vida. E a terceira tem os seus fundamentos numa vida com significado.

A psicologia positiva trabalha na procura dessa vida com significado, pois, segundo ela, a felicidade permanente advém daí. Este conceito vai para além de emoções positivas que as pessoas podem ter através de hábitos ou circuitos mentais. Provavelmente algumas de nós desconhecemos que prazer é diferente de flow. O prazer procura sentir, e sentir algo que nos dê uma sensação de felicidade. O flow, por sua vez, faz o tempo parar e leva-nos ao nível máximo de concentração, e aí nasce a felicidade genuína.


uc


Queres viver uma vida com significado? Queres realmente ser feliz? Conhece as tuas forças e coloca-as ao serviço de algo com significado. Martin Seligman, quase no fim da sua partilha, indica cerca de quatro pequenos exercícios que se podem fazer neste âmbito.

E sabes que provavelmente com este terceiro tipo de vida a tua saúde, a tua produtividade e a tua longevidade podem melhorar? Cabe a ti a escolha.


A Mulher do 31 | Blog | Facebook |Instagram | Twitter 

You May Also Like

2 comentários

  1. A vida tem de ter sempre significado, a felicidade plena não existe há sempre um senão. Vamos caminhando da melhor maneira que sabemos ou podemos e cada um será feliz à sua maneira.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada por mais esta visita e comentário.
      Beijinhos

      Eliminar

Follow