4 Ideias para se Usar os Directos nos Social Media

Tanto no grande Facebook, como no Instagram, tenho assistido ao uso dos directos, por bloggers, de modos bem diferentes e bastante dinamizadores. Queres saber como usar os directos para benefício do teu blog? Ora, estás a ler o post certo.

1. RECOLHER MATERIAL PARA ESCRITAJoana Gama, uma das autoras do blog A Mãe é que sabe, foi a primeira blogger que vi fazer um directo no Instagram, no qual pedia a opinião de quem assistia sobre um dado tema, e a partir das ideias aí recolhidas elaborou um texto para o blog. Não acham interessante? É um texto em que as leitoras foram a fonte e também serão o público. Pode-se dizer que é um método bem inteligente de aprofundar os laços com as leitoras, que se sentem activas no A Mãe é que sabe, e por outro lado a autora publica algo que interessa ao seu público, não só porque este sentirá alegria de ler algo para o qual contribuiu, como também porque aqueles que contribuírem acabam por ser uma amostra dos gostos e opiniões do público geral.

2. RESPONDER A DÚVIDAS E CURIOSIDADES: Não só Sónia Morais Santos do blog Cocó na Fralda, como a sua parceira de escritório Ana Garcia Martins, mais conhecida pel' A Pipoca mais Doce, e o seu marido, O Arrumadinho, de nome Ricardo Martins Pereira... aliás, como a maioria dos bloggers, usa estas transmissões ao vivo para responder às várias perguntas que os leitores colocam no decorrer das mesmas. Assim cria-se interacção com aqueles que assistem, o que reverter em dinamismo do vídeo, e por outro lado fortalece os laços com os visitantes dos blogs em questão.

3. PARTILHAR MOMENTOS: Catarina Baeto, a cara do Dias de Uma Princesa, usa com frequência os directos do Instagram para partilhar momentos do Afonso (o filho do meio), com a sua veia comunicadora e de entretainer, bem como momentos em família com a pequena Maria Luiza. O marido Pedro de Góis participa activamente nestas transmissões e assim estas acabam por ter um ar de "Skype com a família que está longe". Aliás, a família de Catarina e Pedro costuma interagir na área de comentários ao vivo. Com este uso dos directos cresce a sensação de fazer parte lá de casa, o que estreita a relação entre blogger e leitores, bem como cria vinculação dos mesmos.

PAUSA PARA REFLEXÃO: Será que faz sentido uma blogger iniciante usar os directos como nos três pontos acima? 

4. TRANSMITIR PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS: um número alargado de bloggers também usa esta ferramenta do Facebook e do Instagram para transmitir ao vivo e a cores a sua participação em eventos. Por exemplo, a marca X convida Y para falar de Z, e esse acontecimento é transmitido em directo no perfil de Y. Ou Y vai a uma conferência sobre Z e faz uma transmissão in loco para a sua comunidade de seguidores. Penso que se torna uma boa opção para bloggers com poucos seguidores, ou que não tenham à vontade ou tempo para apostar noutros formatos dos directos.


Fonte: Pexels

A minha resposta em relação à pergunta para reflexão é: não. E porquê? Porque inicialmente não se tem muitos leitores para interagir dentre desses moldes. E ficar a falar para o boneco nao me parece nada proveitoso. Mas experimentar é sempre um óptimo caminho para a aprendizagem. E essa revela-se elemento importantíssimo na caminhada como blogger. Por isso, pé na estrada!


A Mulher do 31 | Blog | Facebook | Instagram | Twitter |

You May Also Like

0 comentários

Follow