Aprendizagem

4 Ideias para se Usar os Directos nos Social Media

setembro 18, 2017

Tanto no grande Facebook, como no Instagram, tenho assistido ao uso dos directos, por bloggers, de modos bem diferentes e bastante dinamizadores. Queres saber como usar os directos para benefício do teu blog? Ora, estás a ler o post certo.

1. RECOLHER MATERIAL PARA ESCRITAJoana Gama, uma das autoras do blog A Mãe é que sabe, foi a primeira blogger que vi fazer um directo no Instagram, no qual pedia a opinião de quem assistia sobre um dado tema, e a partir das ideias aí recolhidas elaborou um texto para o blog. Não acham interessante? É um texto em que as leitoras foram a fonte e também serão o público. Pode-se dizer que é um método bem inteligente de aprofundar os laços com as leitoras, que se sentem activas no A Mãe é que sabe, e por outro lado a autora publica algo que interessa ao seu público, não só porque este sentirá alegria de ler algo para o qual contribuiu, como também porque aqueles que contribuírem acabam por ser uma amostra dos gostos e opiniões do público geral.

2. RESPONDER A DÚVIDAS E CURIOSIDADES: Não só Sónia Morais Santos do blog Cocó na Fralda, como a sua parceira de escritório Ana Garcia Martins, mais conhecida pel' A Pipoca mais Doce, e o seu marido, O Arrumadinho, de nome Ricardo Martins Pereira... aliás, como a maioria dos bloggers, usa estas transmissões ao vivo para responder às várias perguntas que os leitores colocam no decorrer das mesmas. Assim cria-se interacção com aqueles que assistem, o que reverter em dinamismo do vídeo, e por outro lado fortalece os laços com os visitantes dos blogs em questão.

3. PARTILHAR MOMENTOS: Catarina Baeto, a cara do Dias de Uma Princesa, usa com frequência os directos do Instagram para partilhar momentos do Afonso (o filho do meio), com a sua veia comunicadora e de entretainer, bem como momentos em família com a pequena Maria Luiza. O marido Pedro de Góis participa activamente nestas transmissões e assim estas acabam por ter um ar de "Skype com a família que está longe". Aliás, a família de Catarina e Pedro costuma interagir na área de comentários ao vivo. Com este uso dos directos cresce a sensação de fazer parte lá de casa, o que estreita a relação entre blogger e leitores, bem como cria vinculação dos mesmos.

PAUSA PARA REFLEXÃO: Será que faz sentido uma blogger iniciante usar os directos como nos três pontos acima? 

4. TRANSMITIR PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS: um número alargado de bloggers também usa esta ferramenta do Facebook e do Instagram para transmitir ao vivo e a cores a sua participação em eventos. Por exemplo, a marca X convida Y para falar de Z, e esse acontecimento é transmitido em directo no perfil de Y. Ou Y vai a uma conferência sobre Z e faz uma transmissão in loco para a sua comunidade de seguidores. Penso que se torna uma boa opção para bloggers com poucos seguidores, ou que não tenham à vontade ou tempo para apostar noutros formatos dos directos.


Fonte: Pexels

A minha resposta em relação à pergunta para reflexão é: não. E porquê? Porque inicialmente não se tem muitos leitores para interagir dentre desses moldes. E ficar a falar para o boneco nao me parece nada proveitoso. Mas experimentar é sempre um óptimo caminho para a aprendizagem. E essa revela-se elemento importantíssimo na caminhada como blogger. Por isso, pé na estrada!


A Mulher do 31 | Blog | Facebook | Instagram | Twitter |

SUBSCREVE







JUNTA-TE no Facebook