Avançar para o conteúdo principal

Costura 5# Capa para Bíblia

Esta é a versão da minha mãe, mulher com experiência em costura... e mais velha.




Esta é a minha versão: imperfeita... que eu tanto amo, pois foi a minha primeira capa e para a minha querida Bíblia.




Querem saber como se faz?
Aqui vos deixo as instruções.

Semelhantemente, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a não serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que é bom.Assim, poderão orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos,a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus próprios maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja difamada.Tito 2:3-5
É muito bom quando podemos conviver com mulheres mais velhas que nos ensinam. A minha mãe veio-nos visitar por alguns dias no mês de Janeiro. Já não nos víamos há meses, pois o meu marido, eu e o nosso filhos somos imigrantes na Alemanha e a maior parte dos nossos parentes continua em Portugal. Para além de gozarmos da companhia uma da outra nas formas mais banais, também aproveitámos para que ela me ensinasse como fazer correctamente uma capa para a Bíblia. Confesso-vos que vi como eu, sendo mais jovem, sou mais impaciente, quero rapidamente ver o resultado e avanço sem calcular todas as consequências. A minha mãe mostrou-me como é preciso ter tempo, paciência, tempos de cálculo e preparação, para que no final o trabalho seja realmente bonito.
Deixo-vos os passos que a minha mãe deu para fazer a capa, mas existem várias formas de realizar este trabalho. Esta parece-nos bastante fácil.

MATERIAL e MEDIDAS:
- 2 rectângulos de tecido interior/exterior: estes devem ser medidos, acrescentando dois centímetros para cada lado do tamanho da nossa Bíblia
- 1 rectângulo de tecido para forro: da medida dos anteriores
- 2 barras de tecido para as laterias: deve ser um pouco menos de metade do tamanho da capa
- 2 barras de tecido simples para o interior das laterais: da medida dos anteriores
- 1 fita para servir de marcador: deve-se ter em consideração o volume do livro, para que ainda sobre fita no final de colocada entre algumas partes do mesmo

CORTAR:
Para cortar primeiro é preciso medir realmente bem. Invista tempo neste passo, para que depois tudo corra lindamente. DICA: Dobre o tecido na medida que deseja cortar, passe com o ferro sobre ele ou prenda-o com alfinetes, depois pode cortá-lo direito (sem curvas e contra-cruvas).

MÃOS À OBRA:
1. Para prender a capa ao livro que se vai usar temos de ter duas bandas na ponta exterior do lado interior da capa do livro e contracapa. Nesta fase, começamos por alinhavar a banda lateral do lado que não fica cosida com os restantes tecidos, pois nesta fase iremos apenas coser num dos lados, aquele que não será costurado com os restantes tecidos. Depois costuramos à máquina pela linha do alinhavo, com um ponto direito e espaçamento 3. Após cosermos com a máquina retiramos o alinhavo. CUIDADO: porque pode acontecer que essa linha fique presa na outra e ao arrancar, descose-se aquilo que tinhamos estado a fazer. Passa-se com o ferro para ficar bem lisinha.

2. Agora vamos colocar os vários tecidos em camadas:

  1. tecido exterior
  2. bandas laterais
  3. tecido interior
  4. tecido de forro (intratela)
Coloca-se o lado direito com o lado direito dos tecidos exterior e interior. ATENÇÃO: verifique se os padrões, depois de cosidos os tecidos, estarão na correta direcção. As bandas são colocadas com o seu lado exterior (direito) entre estes dois rectãngulos de tecidos. A intratela fica por baixo deste grupo.  Agora é a vez da fita marcadora. Pode-se coser na pontinha (que será a bainha) com linha de alinhavar. Esta fita deve ser colocada no meio do grande tecido. ATENÇÃO: ver bem a direcção do tecido, para que não cosamos do lado errado.

3. Depois de tudo montado (tecido com tecido) alinhava-se pela medida que se deseja. CUIDADO: há que deixar uma margem para não ficar pouca bainha e, logo, muito justo, pois isso é importante para o tecido não se desmanchar e também para que o livro possa ser manuseado. Ao alinhavar temos a vantagem de depois podermos virar os tecidos e verificar se realmente está tudo correto. Inclusive podemos experimentar na Bíblia se realmente está bom e se podemos finalizar o trabalho.

4. Se está tudo OK, então com o ponto direito, com espaçamento 3, cosemos a toda a volta do tecido, excepto no meio do lado oposto do que vamos coser a fita marcadora. Temos de deixar aí uma abertura para poder virar o tecido. Depois disso tiramos as linhas de alinhavo e viramos o tecido. Agora é hora de coser à mão a abertura, pela qual virámos o tecido. E podemos passar a ferro e colocar na nossa Bíblia.

Numa das próximas mensagens vou mostrar como se faz passo a passo, com fotografias.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vencedores e Vencidos - Blogs do Ano 2017

A minha curiosidade recaía sobretudo na categoria Família. Pelo segundo ano que Cocó na Fralda está no trono. (Parabéns! )Pelo segundo ano que Dias de Uma Princesa vai à luta com uma das meninas do The Woffice... e perde.
Li para aí, na esfera dos blogs, duras críticas a este concurso, como também algumas dores de cotovelo e um outro tanto de comentários. Que Sónia Morais Santos, Ana Garcia Martins e Catarina Beato têm o jornalismo em comum... e que os Blogs do Ano são levados a cabo pela empresa Media Capital pode parecer uma relação já por si pouco neutra, mas sejamos sinceros: tanto estes blogs e bloggers, como todos os outros que foram a votação, são blogs com muito trabalho investido, muitos anos de existência e muita visão de blogging.
Digamos que estes jogam na primeira liga do campeonato, depois existem outros bons, mas ainda ao nível da segunda e terceira. Se queremos jogar as partidas mais desafiantes do campeonato temos de treinar para isso, com um óptimo treinador e um ex…

Blogging e Social Media em 2017

O blog, por si só, já não é suficiente. Há uns 14 anos atrás escrevia num blog e as pessoas iam visitá-lo directamente... eram familiares, amigos, conhecidos ou desconhecidos, que de um modo ou de outro, tinham tido acesso ao endereço do mesmo. Mas agora ninguém lá vai apenas por ele próprio. Actualmente é preciso muito mais.

Agregar a um blog as potencialidades dos social media torna-se fundamental para quem quer sair da massa e tornar-se uma fatia especial e apetecível do bolo. Existem milhentas pessoas a criarem blogs. Conhecê-las a todas seria insano. E nem todas depois de os criarem, os mantém vivos. Há por aí muito blog morto!

Para criares, dar vida e  fazeres a festa connosco convido-te a ouvir o podcast do Pum Pum, para o qual fui convidada. Clica em https://buff.ly/2m7pRdw e escolhe a plataforma (You Tube, no Facebook, na Mixcloud... ) em que queres ouvir. Coloca no play a caminho para casa, para o trabalho, para a universidade, a arrumar a cozinha... Podes sempre pôr na pau…

A Tua Rotina Dita O Teu Sucesso

"O ser humano é um animal de hábitos.", provavelmente já ouviste esta expressão. Se não a ouviste, sendo tu humano, de certo que já sentiste a dificuldade de deixar um hábito ou instalar um novo. Isso deve-se a que estamos acostumados a dada coisa, e sair dessa rotina, requer esforço e dedicação. 
Acredito que também já tenhas sentido a alegria de alcançares algo e ficares contente contigo mesmo. Provavelmente para isso criaste hábitos, rituais, rotinas... para cortares a meta numa corrida de 10 km, terás tido um trabalho anterior, que te levou a desenvolver certas acções com alguma regularidade, por exemplo, correr de dois em dois dias um número de quilómetros. Nesses dias de preparação, quase de certeza que tiveste que vencer a preguiça e outros tantos obstáculos que apareceram no teu caminho. Nesses dias o sabor de correr não se compara ao sabor de cortar a meta no dia da prova. 
São esses pequenos passos que nos podem levar à vitória. E na blogosfera é tal e qual a mesma…