Haul - Mas o que é isso?

Tem-me saltado aos olhos, entre várias capas de vídeo e post, uma palavra que não me diz nada. "Mas será que se enganaram a escrever alguma coisa?", pensei eu da primeira vez que bati de frente com ela. Como comecei a vê-la com mais frequência, percebi que devia ser mais uma moda. E lá fui eu pesquisar o que quer dizer.

Haul de livros
Photo by Daria Nepriakhina on Unsplash


Haul - a palavra do momento

"Haul" significa "aquisição" em inglês. Basicamente trata-se de um vídeo ou post, onde a vlogger ou blogger mostra cada item do seu saco de compras. Desde o preço à qualidade, passando pela sua opinião pessoal, dá a conhecer novos produtos, que podem ser material de papelaria a roupa e cosméticos. É uso frequente "book haul" para os últimos livros comprados.

A diferença entre Haul e Review

E o que é que isso se diferencia das já badaladas "reviews"? Penso eu (esta sou eu a pensar, sem pesquisa prévia!) que "haul" está relacionado com uma variedade de compras, enquanto que a "review" foca-se num produto específico desenvolvendo todos os aspectos dele, segundo a perspectiva do blogger ou vlogger. (Se estiver errada, por favor, deixem a vossa correcção nos comentários.)

Relação Marcas e Bloggers

Este tipo de conteúdo deve-se sobretudo às ofertas de marcas, quer em produtos, quer em pagamento, para que falem "bem" do seu produto. Nasce do aumento de interesse das marcas nas bloggers e na divulgação dos seus produtos por essas.

Endereço Próprio e Artigo Definido

Parece-me que temos uma mania nova a entrar na blogosfera. Inclusive já há um endereço exclusivo para ela: http://haulvideos.net/, onde todos os dias existem novos vídeos deste tipo.

E tu, já fizeste um "haul"? (Coloco-me a questão "haul" e "review" são femininos ou masculinos? Vá, deixa lá nos comentários a resposta, e poupa o tempo de pesquisa.)


A Mulher do 31 | Blog | Facebook |Instagram | Twitter



O Blogging Mood apresenta mais uma checklist passo a passo

Passo a Passo para te manteres focada
Descobre o Blogging Mood em www.bloggingmood.com e encontrarás várias ferramentas úteis para ti enquanto blogger.

You May Also Like

4 comentários

  1. Gostei do artigo! Na minha opinião, a diferença entre haul e review é que um Haul mostra as compras numa ideia mais de mostrar e indicar preço, onde comprar etc, enquanto uma review é feita depois de usar/experimentar um certo produto para depois ter uma opinião e feedback acerca desse produto!
    Eu já gravei 2 hauls e por acaso são mesmo os vídeos mais vistos do meu youtube! Beijooo

    joanalino.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa, Joana! Obrigada pelo valor que acrescentaste ao post com a tua partilha. Acho uma excelente diferenciação dos dois conceitos!
      Que continues a ter muito sucesso, em haul, reviews, e em tudo o que fizeres.
      Beijinhos digitais

      Eliminar
  2. Gostei bastante do post! Penso que seja importante principalmente para os iniciantes nestas áreas!

    Um beijinho*

    https://healthyfoodandme.wordpress.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz por gostares e achares útil.
      E tu, Sara, partilhas haul ou reviews no teu blog?

      Beijinhos digitais

      Eliminar

Follow