blogger

Perspectiva de uma Blogger de Viagens

fevereiro 14, 2018

Olá a todos os leitores.

Chamo-me Ana Cristina, encontro-me a caminho dos 28 anos e sou a mulher que, nos seus tempos livres, viaja a maior parte do tempo e ainda gere o blog de viagens My Travel Stories.

Foto de perfil de Ana Cristina, autora do blog My Travel Stories
Avatar da autora do My Travel Stories


Como me tornei Blogger

Desde muito cedo, ainda nos meus tempos de miúda, comecei a viajar por Portugal com os meus pais. Era raro o fim-de-semana em que não saíamos de madrugada com o farnel quentinho na mala do carro e lá íamos nós à descoberta de mais um cantinho português. Quase sempre o destino era lugares cheios de natureza esverdeada e água doce dos rios e noutras vezes era nosso destino a praia com o seu mar salgado. Foi assim que ganhei a paixão de conhecer novos lugares em cada oportunidade que tivesse. Há praticamente sete anos atrás que viajo de forma independente na companhia do meu namorado. A bordo na bagagem segue sempre connosco uma câmara da Canon (atualmente é uma EOS 100D), duas lentes e um tripé bem alto. Com o passar do tempo tenho vindo a arquivar milhares de fotografias e memórias das nossas aventuras pelo nosso país, já tendo passado também territórios estrangeiros como Paris e Londres.

London Bridge como pano de fundo da foto da autora do My Travel Stories
Ana Cristina com a vista para a London Bridge

Ana Cristina com a Torre Eiffel ao fundo
A autora do blog My Travel Stories com a Torre Eiffel de pano de fundo

Há quase 6 meses comecei o meu trabalho como blogger. Pesquisei imenso antes de arrancar com este projeto e confesso que ainda tenho muito por aprender. MUITO MESMO! Se não me falha a memória levei cerca de um ano a ponderar esta ideia de iniciar ou não um blog. Cada um fala por si.

Para muitos é muito simples: abrem o perfil, criam uma página gratuita e põe-se a escrever sobre o seu dia/semana, sobre um pensamento, uma série ou filme, tudo e mais alguma coisa, acrescentam uma imagem de uma base de dados com fotografias gratuitas sem direitos de autor, clicam no botão “publicar” e o artigo está online.

Eu sabia que queria algo meu, que me pertencesse, por isso tive que esquecer as plataformas gratuitas e investigar mais a fundo. E foi assim que conheci o Blog Alma de Viajante e as suas maravilhosas dicas de Como Criar um Blog de Viagens. Recorri também a outros Bloggers e a dezenas de artigos sobre o tópico mas foi neste que vi todas minhas dúvidas esclarecidas. Segui alguns passos por ele sugeridos como o alojamento do meu site no SiteGroung para que esteja 100% seguro e tenha apoio informático 24H/24H que inclui o acesso automático à plataforma de trabalho Wordpress. Outra sugestão que também adotei foi a criação do meu próprio domínio, isto é, o registo do nome do meu blog com e respetiva terminação “.com”. A partir daqui apenas precisei de instalar alguns Plugins, escolher um Template minimalista, criar o logo do meu Blog (a minha irmã estuda artes e é uma designer fenomenal por isso o mérito do desenho do Blog é todo dela) e personalizar todos os cantinhos de cada página deste projeto.

Futuramente, um dos próximos passos a fazer é ter um Template “Pro” para que o possa personalizar a 100% à minha maneira, mas antes disso ainda tenho que aprender o básico. Neste mundo digital é mesmo assim, estamos sempre a aprender e a tentar inovar e evoluir para algo melhor e com mais classe e profissionalismo.

A autora do blog My Travel Stories com o Castelo Disney de pano de fundo
Ana Cristina na entrada para o Castelo Disney


Inspiração para me tornar Blogger de Viagens

O objetivo deste meu projeto é finalmente ter a oportunidade de contar as histórias e os momentos que vivi em determinados períodos da minha vida quando ia sair de fim-de-semana ou de férias prolongadas. Quero proporcionar uns minutos de felicidade a todos aqueles que adoram passear tal como eu, e ainda criar a outros um bichinho dentro de si que os faça querer sair de casa. Pretendo convidar os meus leitores a uma caminhada num parque de jardim, a terem uma estadia num quarto de hotel, mostrar-lhes o interior de um museu e partilhar com eles uma prova dessa experiência com fotografias trabalhadas que mereçam ser recordadas. Antes de escrever um artigo faço sempre uma pesquisa prévia, quer seja um hotel ou um parque, procuro saber a sua história de forma a explicar a sua importância e significado na sociedade e espero cativar as pessoas com as fotografias que deixo.

A autora do blog My Travel Stories no Portugal dos Pequeninos
A autora do My Travel Stories no Portugal dos Pequeninos

Entre os nomes das minhas grandes inspirações está a youtuber canadiana Mimi Ikonn, uma empresária na área da moda e beleza, que viaja incansavelmente por todo o mundo a lugares como Marraqueche, Positano, Cidade do Cabo e Paris; a Blogger brasileira Dani Noce, uma pasteleira fanática por doces e chocolates que nos tempos livres viaja também por todo o mundo, sendo uma apaixonada por Paris e partilha com os leitores roteiros e vídeos das suas viagens e também tenho de salientar o grandioso Blog Viajar entre Viagens da portuguesa Carla, uma geógrafa Doutorada que, na companhia do seu homem partem em inúmeras aventuras sobre mar, terra, areia e neve, com milhares e milhares de peripécias a contar sobre as suas escapadelas em todo o mundo tendo o blog já recebido vários prémios de reconhecimento. Claro que hoje sigo também outros bloggers portugueses que, entretanto, fui conhecendo nesta blogosfera, mas não posso nomeá-los a todos. Somos uma comunidade em crescimento. E tu se estás a ler e também te quiseres juntar: bem-vindo!


Logotipo do blog de Ana Cristina

Se ficaste com curiosidade em descobrir mais sobre o My Travel Stories onde partilho as histórias das viagens que vou fazendo por todo o nosso Portugal, podes seguir nas Redes Sociais do Facebook e Bloglovin’.

Um beijinho e sê feliz a viajar!



O que achas de seres um dos próximos guest d'A Mulher do 31?
Entra em contacto. Vou alegrar-me bastante de receber a tua mensagem.

SUBSCREVE







JUNTA-TE no Facebook