A Importância da Criação de Rubricas

Olá a todos. O meu nome é Cátia, tenho 26 anos, vivo em Viseu e sou blogger. Mais outra?, perguntam vocês. Sim, já ando neste mundo desde os 18 anos embora escreva no Meraki, apenas há quatro aninhos.

O Meraki é um blogue onde partilho as minhas viagens, alguns conhecimentos da área de turismo, dicas e explicações para aqueles que adoram viajar ou para aqueles que querem começar a viajar, notícias entre outras coisas. Uma vez ou outra lá partilho algo mais pessoal, mas não tem sido usual.

A autora do "Quizz Meraki : Que tipo de viajante és tu, blogger?"
A autora do blog Meraki

Hoje esta publicação vem no seguimento de uma rubrica que criei recentemente e que é publicada todos os sábados, mas só começou agora pois a primeira publicação foi feita no passado dia 6 de Janeiro. A rubrica chama-se “Quizz Meraki || Que tipo de viajante és tu, blogger?”.


A importância

A função das rubricas é, a meu ver, promover a comunicação e divulgação entre bloggers e quando as rubricas são bem pensadas podem ter bastante sucesso e às vezes é difícil chegar a uma boa ideia. As rubricas devem ter um contexto, devem ser baseadas na essência do blogue. Não fazia sentido para mim, fazer uma rubrica sobre maquilhagem, quando o meu blogue é essencialmente sobre viagens. É preciso haver coerência e ter o cuidado de não repetir ou “copiar” rubricas. O interesse das rubricas está no que é novo e nunca foi testado.

Ganhamos todos

Não é obrigatório todos os bloggers criarem rubricas e se realmente esse não for o teu interesse, mas procuras ser divulgado, participar nelas é uma boa estratégia. Além disso, o normal é acabares por fazer uma publicação a dizer que participaste em determinada rubrica e acabas também por divulgar o blogger e o blog “anfitrião”.
Criei o “Quizz Meraki” porque procuro promover os blogues que sigo, adorava promover outros bloggers que entretanto queiram participar, além de que é uma boa forma de descobrir novos blogues que andam por aí e, quem sabe, tornar-me leitora assídua dos mesmos. Junto também o facto de que procurava uma forma de eu divulgar o meu blogue pois quero muito chegar mais além com o Meraki. No fim de contas, seja-se anfitrião ou participante, fica-se sempre a ganhar. Não esquecer também que é uma boa forma de criares laços com bloggers pois do outro lado do computador pode estar um blogger que admiras e podem acabar por se conhecer e serem amigos. Não minto, há muitos casos assim! Às vezes nem é preciso conhecer os bloggers pessoalmente, mas criam-se laços de amizades.

Como funciona o “Quizz Merraki”

Pensei imenso em como poderia criar uma rubrica que captasse a atenção dos possíveis participantes. Sabia que queria fazer algo diferente, mas que, claro, estivesse relacionado com viagens. Então, dei por mim numa tarde a fazer dois ou três inquéritos sobre turismo e foi aqui que se fez luz. O formato atual do quizz não foi o primeiro a ser pensado. Pensei em algo mais complexo, mas depois refleti melhor sobre o assunto e percebi que iria ser muito trabalhoso e, para já, não se justifica. Acabei por chegar a este formato composto por nove perguntas de escolha e uma de resposta aberta e, a ideia é eu analisar as respostas de cada participante e “traçar um perfil” aquele blogger. Uma particularidade deste quizz é que o blogger participante só vai saber que tipo de viajante é, quando eu fizer a publicação no Meraki. Ou seja, ou pode correr bem ou pode correr mal porque é nessa altura em que o blogger irá saber a minha opinião.

Meraki lançou uma rubrica no seu blog com esta capa


Queres participar?

Ficaste curiosa(o) e gostavas de participar? Basta enviares-me um e-mail para – merakiblog@outlook.pt .

Espero que tenham gostado, que continuem a criar e a participar em rubricas. Lembrem-se que elas são nossas amigas.


O que achas de seres um dos próximos guest d'A Mulher do 31?
Entra em contacto. Vou alegrar-me bastante de receber a tua mensagem.

You May Also Like

2 comentários

Follow