Aprendizagem

|Blogging| Como Colocar um Blog no Topo das Pesquisas

agosto 30, 2017

Sou uma leitora de blogs mais assídua do que uma blogger. Gosto de estudar as ciências da comunicação, ou não tivesse sido essa a minha formação. E hoje deito o olho em específico ao trabalho da princesa Catarina Baeto no blog Dias de Uma Princesa. E porquê? Vou-vos contar...


Já várias vezes tinha visto na área dos comentários algo que me chamava a atenção, porque era apenas um excerto do próprio texto publicado pela autora, mas com um link para outro blog. Fiquei intrigada, mas não perdi muito tempo com isso.

Agora, ao ler um livro muito interessante sobre as artes da blogosfera, descobri do que se trata. Talvez para alguns de vocês não seja novidade... chama-se Trackback. Não sou uma expert em inglês, mas parece que se pode relacionar esta palavra alguns conceitos como localização, envio, contacto... no fundo o sistema que está por traz permite rastrear, quer dizer, através desta técnica segue-se as pegadas de para onde foi levado este post.

Mais claro ainda... Como veem na foto abaixo, na área dos comentários a um post, aparece uma espécie de comentário, que é gerado automaticamente pelo sistema de Trackbacks, indicando no topo, na imagem dentro do círculo, em que blog é que este post foi referido, ou reblogged, e no final do mesmo bloco, aparece, aqui assinalado com a seta, a possibilidade de ler o artigo completo, no qual foi referido este post em específico.


Fonte: Blog Os Dias de Uma Princesa, de Catarina Beato

Ao clicarmos nesse link vamos parar à página do Baby Blogs, onde o texto de Catarina Beato foi, neste caso, republicado. E aí também são disponibilizadas hiperligações para o blog de origem, Dias de Uma Princesa, tanto na topo como na base do bloco desta partilha, como podem ver na imagem abaixo, dentro do círculo e junto da seta. 

Fonte: Baby Blogs 

Este sistema foi criado pela empresa Six Apart para a plataforma Movable Type, embora agora já existem concorrentes como a Wordpress com o software Pingbacks que é em tudo muito semelhante. Porém nem todos os servidores de blogs têm esta ferramenta disponível.


BÓNUS: este sistema não serve só para criar relações digitais fortes, como também para fazer subir o blog no ranking das pesquisas do Google

A Mulher do 31 | Blog | Facebook | Instagram | Twitter |

SUBSCREVE







JUNTA-TE no Facebook