Costura 10# Reduzir fronha de almofada

Cá em casa optámos por comprar a capa do édredon no IKEA e com ela vem duas fronhas, mas de um tamanho enorme, onde quase cabiam duas almofadas das nossas. Por isso sentimos a necessidade de reduzir o tamanho das fronhas. Aqui vos deixo passo a passo como fazê-lo.

Passo 1

Desmanchamos a bainha das fronhas ao longo das suas laterais. Para tal é útil este pequeno instrumento de trabalho que serve para também cortar a linha da máquina de costura, quando acabamos o trabalho, bem como para abrir a casa dos botões, talvez por isso há quem lhe chame "Abridor de casa".


Passo 2

A seguir, e após termos medido a almofada, vamos cortar o tecido. No meu caso tinha uma almofada de 60 cm x 40 cm, medi duas vezes 60 cm, portanto 120 cm que corresponde à parte da frente e de trás da almofada e acrescentei mais 30 cm para fazer a aba que prende a almofada no interior da fronha. Para além disso, coloquei dois centímetros extra na largura, ou seja fiquei com 42 cm de largura de tecido.


Passo 3

Este é um passo menosprezado por muitas de nós, mas muitíssimo importante: alisar o tecido. Para tal passar a ferro é fundamental.


Passo 4

Numa das pontas - no sentido da largura - já existe uma bainha, aproveitada do que já estava, mas precisamos fazer a do lado que foi cortado. Ora para tal medimos cerca de 1 cm e dobramos do lado direito para o avesso. Para fixar usamos alfinetes, pregando-os também do lado direito para o avesso, de modo a que quando virarmos, seja muito mais fácil de os voltar a pregar no mesmo lugar.


Passo 5

Voltamos a fazer o mesmo processo, ou seja, medimos cerca de um centímetro e voltamo-lo para o interior do tecido, só que agora basta retirar o alfinete e voltar a pregar no mesmo sítio. Convém que seja deixada uma margem suficiente para depois cosermos com a máquina toda a largura do tecido, como se verá na imagem seguinte.


Passo 6

Agora é chegada a hora de ir para a máquina. Com a máquina já preparada - com a cor que desejamos usar para a bainha e o ponto direito, então finalizamos a bainha.


Passo 7

De uma das pontas do tecido voltado do avesso mede-se 40 cm e dobra-se alinhado, já pronto para alfinetar. Os alfinetes colocam-se com a cabeça para fora, de modo que, no momento em que se está a costurar, se possa ir tirando-os, sem que o tecido se desalinhe.


Passo 8

Depois mede-se 60 cm da ponta já dobrada e o tecido que sobra dobra-se por cima do que já estava dobrado.


Passo 9

Depois do tudo bem alinhado colocam-se os alfinetes a todo o comprimento, tendo em atenção para na ponta das abas (na área da bainha) ter um alfinete, de modo a que fique bem fixa e não se enrole ao coser.


Passo 10

Chegou a vez de coser a todo o comprimento. Aproveitando as marcas da bainha original, cosemos ligeiramente a baixo dessa, para não se ficar a ver o local dos pontos anteriores. Usa-se o ponto direito para este fim. 

Passo 11

É bom que se corte todos os fios que ficam soltos e que a seguir se passe para o ponto ziguezague de modo a cerzir o tecido da bainha.

Passo 12

Com um ziguezague largo cose-se ao longo do comprimento da fronha e perto do final do tecido, de modo a que se previna um possível desfiar do mesmo. 

Passo 13

Para acabar é só voltar o tecido e inserir a almofada. Eu fiquei muito feliz com o trabalho.


Qualquer dúvida, estou disponível para ajudar a encontrar a resposta. Escrevam nos comentários ou enviem um email para anafms.oliveira@gmail.com.

You May Also Like

0 comentários

Follow