Costura 9# Outras Versões de Capas para Livros e Afins



Este projecto teve direito a duas tentativas. Porquê? A primeira experiência, no final, não estava de acordo com as dimensões da Bíblia... ficou mais pequena. Por isso é que é importante, medir, voltar a medir... Assim vou apresentar várias fotos, umas da primeira versão e outras da segunda.

1. Criei um padrão, usando um papel velho de embrulho. A partir dele cortei as medidas que necessitava de ganga. É apenas para a parte de fora da capa.
2. Abri a costura, com a ajuda deste pequeno instrumento que desconheço o nome.
Este pedaço branco triangular que vêem na foto é
o giz marcador. Numa versão usei-o, noutra usei o
lápis de carvão.
3. Peguei num pedaço de cartão de uma caixa de encomendas e cortei um rectângulo do tamanho da capa e no centro desenhei uma cruz.
4. Verifiquei, mais ou menos (por isso é que falha! Tenho que começar a ser mais precisa!), onde ficava a Bíblia na ganga que havia aberto e desenhei com um lápis de carvão à volta do livro.
 5. No lado da capa frontal desenhei a cruz com a ajuda do nosso cartão já recortado.
6. Com a tesoura cortei a forma da cruz na ganga.
 7. Deixando uma margem, recortei a ganga necessária para o trabalho.
 8. Depois foi a vez de recortar um pedaço de tecido que desse para cobrir a área cortada na ganga na forma de cruz.
9. Coloquei o tecido sobre a ganga de modo a que a cruz fique centrada.

 10. Aqui pode-se ver que coloquei alfinetes para fixar o tecido. Também nesta fase marquei o tecido que seria o interior, o forro da capa. E usei numa das vezes aquele utensílio, que vêem na foto, para marcar. Vêem os pontinhos? É assim que ele marca.

11. Chegou a vez das nossas abas para segurar a capa ao livro ao próprio livro, essas também são úteis para guardar papéis e afins. Teremos duas. As dimensões, têm de ver se querem mais estreitas ou mais largas, eu aconselho a ser um pouco menos de metade das dimensões da capa. Eu cortei primeiramente um tecido por completo e depois cortei-o, separando as duas abas, e por fim dobrei-as.



12. Agora vamos cortar um pouco de fita para ser o nosso marcador. Há que contar com um pouco mais para costurar e para ficar que chegue para marcar e ficar uma ponta boa de fora.
13. Numa última versão, decidi cozer à volta da ganga para esta não desfiar.
14. Altura para coser a cruz. Eu decidi fazer com duas linhas de cores diferentes e com um zigzag desordenado :-) Isto é costurei uma primeira vez com uma cor, depois voltei a coser com outra.
15. Numa das versões recortei o tecido que sobrou, mas são apenas pormenores.
16. Estamos na fase de montar as várias camadas para coser e finalmente termos a nossa capa. Colocamos o tecido que será o forro. A seguir, colocamos as abas, sendo que a dobra fica para dentro. A parte que está aberta, fica para os lados que serão costurados. A fita coloca-se fixa por alfinete no meio, na parte inferior do tecido do forro. Atenção para esconder a outra ponta, de modo a não ser, por distracção, cosida. E finalmente coloca-se o tecido da capa, ou seja, a nossa ganga. Como vêem, coloca-se ao contrário, de cabeça para baixo. Na área oposta a onde a nossa fita está pregada com o alfinete, devemos deixar um espaço sem ser cosido, para que se possa virar os tecidos. Prende-se tudo com alfinetes.
17. Na última versão, cortei as pontas, para que ao voltar não fique muito volume. Trata-se de excesso de tecido que é inútil. Mas o ideal era ter feito isso antes de ter passado o zigzag todo à volta da ganga, pois agora, deste modo que fiz, o objectivo de evitar que desfie, fica sem efeito no tecido que cortei.
18. Depois de virado os tecidos, com um ponto praticamente invisível, fechamos o buraco por onde os virámos.Atenção! Neste modelo de capa não coloquei a intratela, pois a ganga já é grossa o suficiente para dar robustez à capa.

You May Also Like

0 comentários

Follow