Como Optimizar o Teu Blog do Blogger

Acabei de ler um artigo do blog Volte e Meia da Ângela Barbosa, uma nortenha, de 23 anos, que escreveu acerca de Como Melhorar o SEO no Blogger. Um post que se torna muito útil para quem quer posicionar o seu blog no top das listagens de resultados de pesquisa no motor de busca da Google. Acho que todas nós queremos, ou não? Sendo assim, aqui vamos nós às minhas dicas inspiradas pela leitura do Volte e Meia.


Melhorar o Blog em Geral

Definir a descrição de pesquisa do blog


Foto de uma mulher com a caneta na mão a escrever num caderno e a ver uma revista, supostamente num café
Imagem de um post d'A Mulher do 31 na sua página no Facebook, onde se pode ler a descrição genérica do blog.

Para quem é utilizadora do Blogger de certo que já viu vários menus e sub-menus na coluna do lado esquerdo no painel de administrador. Provavelmente algumas de nós nunca mexeu em alguns campos, mas existe um que é essencial ser bem trabalhado, de modo a termos bons resultados nos rankings de pesquisa. Esse é o da Descrição de Pesquisa que se encontra nas Definições -> Preferências de Pesquisa -> Meta Tags. Aí devemos de inserir um resumo que descreva apelativamente o nosso blog, mas também que seja fiel ao tema dos seus conteúdos. O que aí escrevermos irá aparece sempre na divulgação dos post nos social media, nomeadamente Facebook. Isto se não alterarmos a Descrição de Pesquisa em cada post (mais à frente vamos abordar esta questão). Digamos que esta é a descrição por defeito e genérica.

Construir uma rede de ligações a partir e para o teu blog

Algo que os motores de busca valorizam prende-se com o facto do blog não ser uma ilha, mas um elemento de um sistema, onde ele comunica com outros e outros comunicam com ele. E isso é feito a partir dos links criados sobre ele e dele para outros. Assim torna-se muito importante divulgar o link do blog através de comentários, guest post e afins. Bem como se torna relevante que a partir dos nossos post e widgets, possamos criar ligacoes para outros blogs e até para o nosso próprio conteúdo.

Ter um design responsive

Tratar que o teu blog tenha uma imagem e funcionalidade adequada a cada plataforma, da qual acedem ao teu conteúdo, mostra-se como fundamental. Se entram no teu projecto através do computador, do tablet ou do telemóvel, devem sempre poder navegar de um modo agradável nesse formato. Isso não só é uma experiência aprazível, como permite algumas pontos de vantagem junto dos motores de busca.

Se este foi um post do teu agrado, recomendo-te que visites Blogging Mood... um projecto dedicado à blogosfera. E que continues a seguir A Mulher do 31. Pois esta é apenas a primeira parte da série Como Optimizar o Teu Blog do Blogger.


A Mulher do 31 | Blog | Facebook |Instagram | Twitter 

You May Also Like

0 comentários

Follow