Santo André: a Lagoa e o Mar


Como vos contei no post Melides: Do Trance e da Praia deixámos Melides e fomos para Santo André, onde ficámos até terça feira. Foi aí que também que nos separámos dos meus sogros e cunhados. Eles foram para norte e nós para sul. E pelo meio ainda tivemos peripécias devido a problemas intestinais. No final foi dos locais onde mais gostámos de estar pela lagoa que se tornou um encanto para os nossos filhos, sobretudo para a mais pequena.

Assistência Rápida por WhatsApp

Quando chegámos à reta que levava à praia e lagoa de Santo André vimos um Parque de Campismo, e fomos de imediato registar-nos para entrar. Como já era perto da hora de almoço, montámos o estaminé e demos início ao primeiro churrasco em família. Também por essa altura começaram as primeiras dificuldades, com o sistema de eletricidade das carrinhas. Contactei a IndieCampers que muito prontamente através de WhatsApp, com troca de mensagens e imagens, e por chamada telefónica, deu todas as indicações para resolvermos a questão.


Existirá coisa que aqueça mais o coração de uma mãe do que ver a cumplicidade entre os seus filhos?! O Guilherme quis que a Mariana experimentasse a sua cama, e ela lá foi visitá-lo ao primeiro andar rsrsrsrsrs com janela para o céu.

A Descoberta da Praia

Depois da almoçarada, fomos com os miúdos à praia. Fomos para a lagoa e foi espetacular, pois a água ali está mais quente do que a do mar, e para a Mariana é óptimo, pois não tem rebentação, não tem perigos. Quanto ao Guilherme, deu para usar os óculos de mergulho e fazermos muitas brincadeiras.

Não voltámos para o parque sem antes passar pela zona de mar, que é mesmo ali ao lado, basta passar a duna de areia. Fomos pelo passadiço que nos guiou até a um bar com música ao vivo. A meio do trajeto encontra-se um memorial das vidas perdidas no mar.



É estranho para quem não conhece o que sucedeu ver este memorial no meio do areal que divide a lagoa do mar. De que modo ali uma onde surpreendeu pessoas?! Muito provavelmente a geografia atual do local não era a mesma que é hoje. Fiquei curiosa por saber o que sucedeu? Este memorial está tão bem enfeitado e discreto que me prendeu o olhar.

Jantar Fora de Portas

Depois de banhos tomados no parque era hora de jantar. Aí a coisa tornou-se complicada! O restaurante do parque não apresentava grandes hipóteses, embora ainda trouxéssemos duas bifanas no pão para a autocaravana. Tanto a minha cunhada como cunhado não tinham passado bem a tarde. Já eram os primeiros sinais do que veio a afetar quase todos nós. Os restaurantes ali perto já não serviam e o Mc Donald`s mais perto era em Sines. A entrada do parque com a autocaravana até às 23 horas não permitia que lá fossemos e ainda conseguíssemos entrar no parque. Acabámos por ir e dormir junto da praia, num parque de terra batida. Nessa noite foi a vez do Kevin se sentir mal.

Não estávamos sós. Onde pernoitámos haviam mais autocaravanas. Foi uma noite muito tranquila e repousante. Como existe uma casa de banho pública ali perto sempre aberta resolve muita coisa :-)  

Quando me levantei ainda de madrugada e fui à casa de banho pública lá perto, percorri alguns metros em que o silêncio e a ausência de movimento eram algo admirável e fascinante. Uma quietude de postal!

Se pudessem sentir o fresco saboroso desta madrugada, presenciarem a pacatez do local e ser testemunha do silêncio acredito que iam desfrutar deste momento como se fossem minutos de meditação. Maravilhoso!

Grelhados, Lagoa e Mais uma Baixa

Regressámos ao parque e voltámos aos grelhados, cada um consoante a sua capacidade pessoal, pois a má disposição já se estava a espalhar. Tanto se espalhou que fomos mais uma vez à lagoa, desta vez com os meus sogros, e a minha sogra não aguentou. Mais uma baixa!

Mesmo nessas condições ainda fomos ao supermercado a Santo André comprar pão, charcutaria e queijos para o jantar, que a experiência da noite anterior já nos tinha ensinado. E esta fora a nossa última noite naquele parque calmo e espaçoso.

A Mariana descobriu um novo mundo. Esteve sempre numa exploração incessante. E portou-se lindamente.

Direções Opostas

Na manhã de terça feira, depois do pequeno almoço, lá nos separámos: uma autocaravana para norte e outra para sul. Fomos para a vila que mais comentários recebeu nas minhas partilhas no Instagram. Parece que é muito apreciada. Sabem qual?

A Mulher do 31 | Blog | Facebook |Instagram | Twitter 

You May Also Like

0 comentários

Follow