|Blogging| Flip Flop, uma Técnica de Criatividade
De certo que já passaste por um momento em que te faltava ideias para novos textos ou até novas abordagens para temas que já tinhas partilhado. Por vezes ficamos bloqueados nos nossos processos criativos. Isso é muito comum. A boa notícia é que existem sempre técnicas ao nosso dispor para sairmos da crise.
Hoje apresento-vos a técnica Flip Flop.
(Mesmo que não estejas a passar por uma ausência de inputs, experimenta na prática este processo e partilha as tuas dificuldades e também os teus sucessos acerca da aplicação desta técnica. Acrescenta assim valor a este post.)
Fonte: Pexels |
1. Pega numa folha de papel em branco e escreve o teu tema nela, mas no sentido contrário, ou seja, coloca o tema na negativa ou o oposto do tema em si.
Durante os próximos minutos, no máximo até 20 minutos, procura essas ideias antagónicas ao tema em questão. O nosso cérebro está habituado a accionar prontamente os aspectos contrários, negativos, por isso será com rapidez e facilidade que terás num curto espaço de tempo, muitas ideias.
Por exemplo, o tema do teu próximo post poderá ser Como Ganhar Mais Dinheiro Com o Blog?, então vais começar por escrever todas as ideias associadas a ganhares menos dinheiro, ou nem ganhares, dinheiro com o blog... o que terás de fazer para isso acontecer.
Nesta técnica, como aliás na maioria dos processos criativos, não se crítica nem avalia, apenas se aponta o que vem à cabeça.
2. A seguir reúne-se as ideias por agrupamentos (de semelhanças) e transfere-se cada ideia para a positiva.
3. Por fim, afine, aperfeiçoe o resultado.
2 comentários
Não conhecia mas achei uma técnica muito interessante!!
ResponderEliminarPassa pelo blog e aproveita a oportunidade de ganhar vários prémios fantásticos. A participação é mega simples. Vais adorar!!
http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/09/mega-sorteio-de-regresso-as-aulas.html
Beijinhos
Existem muitas técnicas de criatividade que nos podem ajudar não só a resolver problemas diários, com a auxiliar-nos nas crises de ideias para post dos nossos blogs. Experimenta usá-la, nem que seja uma vez, e partilha a tua experiência. Inspira outros a serem mais criativos... isso faz bem a todos nós.
EliminarVou dar-te uma dica: experimenta ter um ficheiro em Word, ou um apontamento no Evernote, se usares, e coloca a tua assinatura em html e assim podes colar sempre que escreves um comentário (como este) e o link fica activado. Se precisares de ajuda, diz. Deste modo, as pessoas vão directo à tua página, sem perder aqueles segundos preciosos em internet, a copiar o endereço, abrir uma nova tab, a inserir o endereço e a carregar no enter.