|Blogging| Desbloquer com Escrita Livre

Já te apresentei a técnica Flip Flop para sair da crise de ideias. Hoje partilho contigo o método de Escrita Livre, também uma excelente ferramenta para adquirir novas ideias para o teu blog, mas não só. Outro uso alternativo para este método é o de uma espécie de "limpeza mental", ou seja, de deixar os nossos pensamentos se soltarem e assim trazer clareza sobre eles. Aconselho-te perante um problema deixares a tinta correr... seja ele pessoal, ou blogueiro, como a falta de ideias para um novo post.

Mesmo que de momento esteja tudo a correr bem na tua vida, e estejas cheia de ideias para novos textos, experimenta este método, e agrega valor a este post, com a partilha da tua experiência. 

Escrita Livre:

Trata-se de um método de escrita criativa, que nos leva a trazer para o papel tudo o que nos vem à mente sem reflectir, nem avaliar e também sem preocupação com a redacção correcta. O que escrevemos podem ser apenas palavras, expressões, frases incompletas ou completas. Ajuda a sair do bloqueio da capacidade de escrita e auxilia a que a mesma volte a fluir. Freewriting (nome original) está ligado a Ken Macrorie e a Peter Elbow, que nos anos 60 desenvolveram este método.
Fonte: Refe

Passo a Passo:

1. Senta-te com uma folha de papel vazia à tua frente e começa a escrever rapidamente sem paragens. A caneta não pode sair do papel. A duração do exercício pode ser previamente estipulada, de preferência entre 5 a 20 minutos. Qualquer ideia é anotada, sem reflexão sobre o que se escreve, pois esta pode bloquear o processo. Se não vier nada ao pensamento, pega na última palavra e repete, ou faz ondas com a caneta sobre o papel até que algo venha à mente. O resultado desta fase será apenas para teu uso, só tu terás acesso a ele, não tens de dar ninguém a ler... por isso sê completamente livre na expressão do que te ocorre momentaneamente.

2. Lê tudo o que escreveste e marca aquilo que achas mais importante reter de todos os pensamentos que reuniste no papel. Se considerares relevante, se quiseres aprofundar um desses pensamentos, volta a usar este mesmo método (descrito no passo acima) por cerca de 10 minutos. Podes repetir este passo quantas vezes achares necessário até que esse aspecto esteja esgotado, não haja mais nada a acrescentar, ou o problema tenha encontrado uma solução, se for o caso.

Se este post é do teu agrado e gostavas de saber mais sobre diferentes métodos de escrita criativa ou modos de sair da crise de ideias para o teu blog, então deixa um comentário. Terei muita alegria em lê-lo e poder-te ajudar com novos inputs sobre este tema.


A Mulher do 31 | Blog | Facebook | Instagram | Twitter |


You May Also Like

2 comentários

  1. Nunca tinha ouvido falar mas achei o tema muito interessante!!

    Passa pelo blog e aproveita a oportunidade de ganhar vários prémios fantásticos. A participação é mega simples. Vais adorar!!

    http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/09/mega-sorteio-de-regresso-as-aulas.html

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existem muitas técnicas de criatividade que nos podem ajudar não só a resolver problemas diários, com a auxiliar-nos nas crises de ideias para post dos nossos blogs. Experimenta usá-la, nem que seja uma vez, e partilha a tua experiência. Inspira outros a serem mais criativos... isso faz bem a todos nós.
      Vou dar-te uma dica: experimenta ter um ficheiro em Word, ou um apontamento no Evernote, se usares, e coloca a tua assinatura em html e assim podes colar sempre que escreves um comentário (como este) e o link fica activado. Se precisares de ajuda, diz. Deste modo, as pessoas vão directo à tua página, sem perder aqueles segundos preciosos em internet, a copiar o endereço, abrir uma nova tab, a inserir o endereço e a carregar no enter.
      Beijinhos

      Eliminar

Follow