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|Saúde e Beleza| Mexe esse traseiro

Eu não sei o teu, mas o meu anda pesado. Estou a cima do peso ideal. E nem por isso me mexo muito para abater esses quilos. Mas é este ano (há quem diga, que todos os anos digo o mesmo). É este ano que vão conhecer a melhor versão de mim mesma...
Descobri que um adulto deveria fazer duas horas e meia de actividade moderada ao longo da semana e duas vezes de trabalho intenso (muscular). Infelizmente sou uma adulta com pouca actividade, quer moderada, quer intensa. Mas vai mudar, ai vai. É agora.
Até há pouco tempo não sabia a diferença entre actividade moderada e intensa. Aprendi, então, que a moderada é aquela que nós fazemos e que aumenta a temperatura do nosso corpo, e que mesmo assim nos permite falar, mas já com alguma dificuldade. Enquanto que actividade intensa é aquela na qual já não conseguimos praticamente falar. Ou seja, que deitamos os bofes pela boca. Digamos que é algo raro por estas bandas. Ficar sem folgo!? Talvez uma ou duas vezes por ano...
O meu ponto fraco é a motivação. Tenho dificuldade de me sentir com vontade de treinar. Pouco me faz mexer o traseiro. Mas parece que monitorizar a nossa actividade física aumenta a nossa motivação. Ora, aí está uma solução. Ahhhh, e essa já estou a registar no meu Garmin (prenda de Natal). O que é isso de monitorizar? É registar os dados e comparar com os nossos registos anteriores. Como é que isso nos ajuda? É que ver onde se está pode servir como lembrete no momento em que verificamos que estamos a diminuir na actividade, ou como auxiliador no aumento da auto confiança, se estivermos a progredir.
Bem, eu faço num relógio com aplicação no telemóvel, mas pode ser feito num papel, numa aplicação directamente no telemóvel, ou num aparelho próprio... ou em qualquer coisa que permita contabilizar, medir... Esses dados podem contribuir para um diário de actividade e este pode ser criado no computador, no telemóvel ou no papel. O diário da actividade física torna-se mais relevante quando é o caso de actividades que os aplicativos não contabilizam, como uma aula de aeróbica, ou uma caminhada pelo centro comercial... No final, o mais importante é ter rotina.
O meu ideal de passos por dia seria 10 000, o que significaria que eu seria uma adulta activa, mas estou com uma média de cerca de metade. Há dias mesmos que chega apenas a um terço. Muito pouco para quem quer atingir o peso ideal. Mas é este ano. Em 2018 vou entrar outra. Ai, pois vou.
E este post já é um passo na definição do meu objectivo pessoal. Ganha-se bastante quando se cria objectivos, quer eles sejam a curto, a médio ou a longo prazo. Isso permite não só ter uma meta, como ver o nosso progresso.
Quem se junta a este objectivo? ´Bora lá mexer o traseiro, ser mais activa.


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