Avançar para o conteúdo principal

|Dia dos Namorados| Comunicação... mas Falhada

Aquele cachecol ficou pequeno e talvez imperfeito. Aquele gorro talvez ela nunca tenha usado. E o xaile, esse ficou para mim. Fiz estas e outras peças em malha e ofereci. Ofereci como prenda. E talvez quem tenha recebido tenha olhado para as imperfeições, e não tenha visto aquilo que era invisível aos olhos... o meu amor, a minha dedicação, a minha entrega... um pedaço de mim... várias horas do meu tempo... Era tão mais fácil ir à loja e comprar. Pegar em algo já feito, com um preço de mercado, embrulhar e dar. Mas, para mim, não sabia à mesma coisa... sabia a presente despido de quem o dá. 
A ele ofereci um e a ela outro. Nunca os vi nos seus quartos ou noutra divisão da casa. Se calhar não gostaram... não combinava com o restante... não tinha utilidade... mas estava carregado do meu carinho, do meu investimento pessoal, da minha criatividade, de um retalho da minha alma. Fi-los em barro. Comprei-o cru e moldei-o levada pelo espírito que me guiava. E no final descansei, porque achei que o que fiz era bom. E alegrei-me de poder oferecê-lo... a quem eu queria bem. 
Criar algo a partir da matéria prima, colocar as nossas mãos ao serviço, e fazê-lo com boa vontade, gosto, prazer, alegria... faz que o trabalho, que isso dá, se esfumace, desapareça... ficamos apenas leves e encantados com o processo. E com a esperança que aqueça o coração de quem o irá receber.
Às vezes aquilo que nós oferecemos aos outros, eles não têm necessidade, não querem, ou não percebem a dimensão do que lhes damos. E isso, não é erro dos outros. Por vezes entregamo-nos por completo de uma forma que não diz nada ao outro. Isso é comunicação... falhada.
Ocorre-me agora que a euforia interior que sentia ao fazer estes presentes e entregá-los, era como o de uma criança que quer alegrar a sua mãe - "Vês o que fiz para ti? Não está tão lindo?". Quem sabe, se quando estamos a procurar alegrar os outros, e eles não se alegram, não signifique que estamos a colocá-los - inconscientemente - no lugar de outra pessoa. Quando queremos alegrar uma pessoa com uma prenda, pensamos nela, no que ela gosta, no que ela precisa, no que combina com as suas coisas... e isso a alegrará. Se não alegra, pensámos noutra pessoa, mesmo que tenha sido apenas uma rasteira invisível da nossa mente.
Vem aí o Dia dos Namorados... já se fala disso na net... quer comprem, quer façam, pensem bem...

Foto: Ana Filipa Oliveira

Comentários

Mensagens populares deste blogue

|Emagrecimento| Antes e Depois

Talvez te recordes desta fotografia!? Daquela mensagem que partilhei AQUI, acerca do Antes e Depois de grávida!? Mas agora este Antes e Depois trata-se de quando ainda não tinha iniciado a minha reeducação alimentar e do ponto a que quero chegar com ela. Mas não só chegar, como manter.
Diga-se que a fotografia do Depois ainda merecia uma redução da barriga, ou uns abdominais mais definidos... O duplo queixo??? Dispenso.
Entre uma fotografia e outra ficam (de forma simulada) 10 quilos de diferença. Se me perguntares: e quando queres chegar a esse ponto? Respondo-te: sem prazos, quero respeitar o meu ritmo, quero sentir cada etapa de modo consistente, com flexibilidade, sem restrições, nem fanatismos. Até porque a minha intolerância à lactose e os meus problemas da tiróide precisam de tempo para se reestruturarem, ou eu aprender a dar-lhes a volta.
Dizem que por sofrer de hipotiroidismo tenho mais dificuldade em emagrecer. Dizem... Como me dizia aquela senhora no ginásio, depois de eu …

|Portugal| Em Grande Sofrimento

Sento-me ao computador para ler os últimos post dos blogues que sigo... a primeira ida à praia, este ano, da Carlota; uma receita para os pequenos comerem legumes disfarçadamente; uma declaração de ser agnóstica por tudo o que se vê na TV e começo a perceber que algo se passou...

Cá em casa não temos canais português, por isso não sabemos o que se passa em Portugal, a menos que falemos com os nossos familiares e amigos, ou que procuremos na net. (É uma opção!)

Pronto, vou ao Sapo para ver o que realmente está a acontecer. Pensei que fosse mais uma fase que há todos os anos, em que os "anjos" (bombeiros) sofrem horrores para proteger aquilo que é de todos, bem como os bens de privados, que vêem ameaçadas as suas propriedades com labaredas rebeldes, que teimosamente não apagam e dançam livremente por onde lhes apetece, sem que ninguém queira dançar com elas.

E é no seguimento dessa leitura que me dei conta do que Pedrógao Grande viveu e está a viver. Por mais que possa fazer o…

Steve Jobs: Nem sempre os bem sucedidos são vencedores

Steve Jobs, até há pouco tempo, era apenas a figura central de um livro que entrou na nossa casa, mas que ainda ninguém leu. Aquele tipo de livro que se olha para ele várias vezes, folheia, mas que continua por ser lido. E assim se mantém...

Mas de repente o interesse de o ler cresceu. Aliás tem-se desenvolvido à medida que vou tendo contacto com citações dele, mas também depois de ter visto um vídeo, no qual já aparecia bastante debilitado pela doença, e fala de aspectos realmente importantes na vida... e agora devido ao filme que assisti através da Amazon Prime, com o seu nome, e com Michael Fassbender a representá-lo.

Trata-se de um drama biográfico da vida de um homem cheio de sucesso na vida profissional, mas com dificuldades nos relacionamentos pessoais e familiares. Kate Winslet desempenha o papel fantástico de seu braço direito, como directora de Marketing que o acompanhou desde os tempos da Apple. E é ela que, como diz no filme, sabe e explica aos outros como Steve Jobs funci…