Blogosfera - De Ontem e De Hoje

Photo by Christin Hume on Unsplash

A blogosfera tem muito que se lhe diga. Será que há cada vez mais bloggers?

A verdade é que criar um blog é uma actividade que está disponível a qualquer pessoa ou conjunto de pessoas, de modo gratuito ou pago, mas muitos não o usam da maneira que eu acho correcta.

A Antiga Blogosfera

A blogosfera sofreu uma transformação. Passou de pessoal a comercial.

No início disto tudo, os blogs eram quase um diário online onde podíamos partilhar as nossas aventuras, o nosso dia a dia e trocar impressões com outras pessoas que nos acompanhavam mais fielmente que hoje em dia. Não eram usados como um meio muito profissional e não se ouvia falar de parcerias.

Os blogs cresceram, é um facto, e foram-se tornando meios de divulgação e de ajuda a marcas. E não só.


Surgiram as preocupações com o design e desapareceram os brilhantes, os ratos que mudavam de forma e as músicas de fundo.


Surgiram modos de escrita, métodos de divulgação e tantas outras coisas. E tornou-se um mundo instável, com uma produção quase em massa (quantos OOTDs* e GRWM** há por aí?) e apareceram blogs sobre "mais do mesmo", sem facto distintivo.

Tal como país que acabou de ser "conquistado" por quem acabou de chegar ou estudou este mundo de fora, a blogosfera foi inundada de novas caras e de "celebridades" que passaram a ter equipas a escrever por elas, o que veio cortar o cunho pessoal que lhes era atribuído.

A minha visão da blogosfera

A perspectiva de Joana Isabel - Ju - sobre a esfera dos blogs

Estou na blogosfera há 3 anos e meio. Comecei com um blog mais pessoal mas com um foco: espalhar cultura e falar da região (e isto foi algo que sempre se manteve). Acho que existem imensos blogs que tratam de moda e maquilhagem de uma maneira um pouco superficial demais para mim e é algo que eu não gosto de ler. Claro que são apenas os meus gostos: eu não uso maquilhagem e tenho outros interesses. 

Isto não quer dizer que vocês estão errados e eu estou certa. Há gostos para tudo e, como diz a publicidade, "se gostássemos todos do mesmo, o que seria do amarelo". E foi da necessidade de inundar a blogosfera de cultura surgiu o projecto A Cultura Mora Aqui.

O Projecto A Cultura Mora Aqui


ACMA e a sua imagem de marca

O ACMA nasceu em Setembro de 2016 e pretende trazer assuntos banais, perspectivas culturais (olha que bom slogan, que acham?). A ideia é ver as diferentes abordagens do mesmo tema e entender como as nossas vivências e os nossos conhecimentos influenciam aquilo que escrevemos. É, também, muito interessante ver a originalidade dos participantes, de Portugal a Brasil, os métodos de escrita e organização dos textos e ver a evolução de quem já está connosco há alguns meses.

Este projecto é um desafio. Em todos os sentidos. Um desafio à escrita, um desafio à organização, um desafio à originalidade. Temos sempre posts muito diversificados. Fica o convite a quem se quiser juntar! Basta enviar um email para acma.cultura@gmail.com com o vosso nome, idade, o vosso blog/canal e qual o vosso interesse neste projecto. Se ficaram curiosos, podem ver a primeira edição da nossa revista digital aqui.

Sobre a Autora


A autora deste guest post, Joana Isabel

Joana Isabel, Ju para os amigos, é licenciada em Design Multimédia e Cinema de Animação. No blog dela podem encontrar assuntos diversos desde viagens a dicas de fotografia, com especial destaque para as entrevistas que ela faz a bandas. 

Blog | Facebook | Instagram


OOTD
"Outfit Of the Day"
Usado habitualmente em blogs, ou outros locais, nos quais as pessoas mostram aos outros o que eles estão a vestir ou vestiram.

** GRWM
Abreviação para "Get Ready with Me"; usado como uma abreviação nos canais de beleza do You Tube.
Tradução a partir do conteúdo de https://www.urbandictionary.com/


O que achas de seres um dos próximos guest d'A Mulher do 31?
Entra em contacto. Vou alegrar-me bastante de receber a tua mensagem.

You May Also Like

4 comentários

  1. Olá, Ana! :)
    Amei o que escreveste! Partilho da mesma opinião. Sinto que a blogosfera está carregada de blogs de moda. Não é uma crítica, cada um é livre de escrever sobre o que lhe apetece :) Apenas sinto dificuldade em encontrar blogs que me interessem, pois não ligo muito a modas e a dicas de beleza.
    Mas ainda hoje comentava com a minha mãe o porquê de ter um blog. Ao tentar fazer uma retrospetiva de 2017, senti que não tinha muitas memórias de janeiro e fevereiro. Tive pena, e por isso gosto de escrever as minhas memórias de assuntos banais no meu blog.
    Adoro o teu blog por ser assim de assuntos banais :) Identifico-me muito com ele.
    Um grande beijinho para ti e umas boas entradas em 2018!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida Maria João!
      Desejo também um excelente 2018!
      Fico muito feliz de saber que gostas do meu blog. O meu segundo blog, criado há 14 anos atrás, chamava-se precisamente Coisas Banais. :-)
      Ah, mas este post não é da minha autoria. É partilhado pela nossa convidada, a Ju, a fundadora do ACMA.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Eu tento fazer do meu blog um blog onde falo de tudo o que me apetece. Tanto escrevo sobre um filme, como uma peça de roupa, como de como vai a minha vida. Escrevo o que quero e o que me vai na alma. Para mim é para isso que serve um blog!

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada um faz o que quer do seu blog e no seu blog. Vivemos em democracia... também na blogosfera. Pessoalmente sou um ultra mega hiper fã da diversidade. Por isso são bem vindos blogs de todos os temas e mais algum :-)
      Bom 2018!

      Eliminar

Follow