Cria Conteúdos Procurados na Web

Existem sobretudo dois caminhos para um desconhecido chegar ao teu blog: social media ou motor de pesquisa. Para que possas ter um público alargado, o ideal seria que viessem pelas duas vias. Mas este post dedica-se apresentar-te uma ferramenta muito útil para criares conteúdos com maior probabilidade de serem lidos por quem pesquisa na web.


Photo by William Iven on Unsplash


Optimização do Conteúdo para as Pesquisas

Provavelmente já leste algures sobre SEO - Search Engine Optimization!? (Se ainda não foi o caso, clica sobre a palavra e irás ter muito para ler!) No fundo trata-se de várias estratégias que se podem (e devem) usar para subir no ranking das pesquisas. O ideal é que o nosso site ou blog apareça na primeira página das pesquisas, e melhor seria no topo da mesma. Assim teríamos mais chances de ganhar uns quantos visitantes a mais.

Hoje partilho uma ferramenta espectacular para encontrarmos as palavras chave mais procuradas a propósito de um dado tema. E vou explicar como a podem usar de maneira a que o vosso conteúdo se torne mais apetecível ao público potencial.

Ferramenta de Palavras Chave

Keyword Tool é uma página online com um motor de pesquisa em várias línguas e em vários países, que analisa o que é mais procurado em redor de dado termo. Por exemplo, como escrevo com frequência acerca de blogs, inseri a palavra "blog" no campo de pesquisa. O resultado foi uma lista de várias palavras relacionadas com o termo blog, e o ranking da sua procura. Mas também existe a possibilidade de termos acesso às perguntas mais frequentes feitas a propósito do tema.


imagem do écran da página onde se pode procurar as palavras chave
Print Screen da Página Keyword Tool - Palavras chave sugeridas pelo motor de busca em terno da palavra "blog", ordenadas por modo ascendente



imagem do écran da página onde se pesquisa as perguntas mais frequentes de dada palavra
Print Screen da Página Keyword Tool - Perguntas apresentadas pelo motor de busca em terno da palavra "blog", ordenadas por modo ascendente

Claro que existem extensões do serviço que são pagas. Mas apenas esta, gratuita, já nos ajuda bastante a direccionar a atenção para o nosso blog. E como? É o que vou explicar de seguida.

Para Que Serve a Oferta

Se queremos que os leitores voltem à nossa página temos de apresentar conteúdo do seu interesse. Qualquer pessoa gosta de receber. Por isso é que ofertas, quer em forma de sorteios, quer em forma de ebooks, planners... são sempre uma boa alavanca para os blogs que as fazem. Assim também os artigos devem oferecer aquilo que o visitante procura. Ao darmos a resposta à sua pergunta, ou a solução ao seu problema, estamos a deixá-lo satisfeito e provavelmente voltará a visitar o nosso blog. Portanto, a oferta de respostas, de soluções, de brindes, de ebooks, de planners... servem para fidelizar o visitante.

Atrair Visitantes 

Com a Keyword Tool encontraremos de certo vários problemas ou perguntas para as quais podemos oferecer, com o nosso conteúdo, a solução ou a resposta. Por um lado, isso irá fazer com que o nosso blog tenha mais probabilidade de subir na lista dos resultados de pesquisa a propósito dessa questão, e por outro lado estamos a trabalhar para criar visitantes fiéis à nossa página.
Eu usei esta ferramenta para criar parte deste post, nomeadamente os subtítulos. Mas podemos usar as listas de resultados para criar artigos acerca do assunto. Uma das questões mais procuradas sobre "conteúdo" é "quem pode publicar conteúdos na internet". Ora aí está um bom título para um post de sucesso.


Se este foi um post do teu agrado, recomendo-te que visites Blogging Mood... um projecto prestes a nascer.


A Mulher do 31 | Blog | Facebook |Instagram | Twitter 

You May Also Like

6 comentários

  1. Adorei o post. Foi mesmo muito útil!
    Tenho andado a pesquisar imenso sobre esta ferramenta, não só porque a estudo, mas porque quero implementá-la ao máximo no meu blog.
    Os títulos e cabeçalhos são ótimas formas de utilizarmos esta técnica. Um bom título chama sempre a nossa atenção :)

    Beijinhos,
    Bruna Arouca
    http://fashionmornings.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz por este post ser útil. E se precisares de ajuda, manda um email, eu posso pesquisar e partilhar a informação aqui para todos os que procuram o mesmo que tu.

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Gostei imenso do artigo , isto é realmente muito útil e ajuda imenso nas visitas. Também se pode utilizar o Google Adwords . No meu blog tem alguns artigos sobre SEO, Otimização de pesquisa e melhorias :)

    http://voltaemeiaa.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ângela, fica por perto, pois vem aí muitos artigos com utilidade para qualquer blogger iniciante, experiente e até para expert :-)

      O Google Adwords, quanto a mim, tem dois aspectos menos positivos: temos que ter uma conta (fazer login) e parece-me menos completo do que esta ferramenta. Mas se podermos juntar o resultados dos dois, de certo que teremos muita informação que nos irá ajudar.

      Vou espreitar o Volta e Meia. Até já!

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Ótimas dicas!! ADOREI!!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/12/gamiss-embroidery-pieces-review.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Beatriz, que elas possam ser úteis. Se gostaste, segue o blog A Mulher do 31, pois vêm aí novidades. Beijinhos

      Eliminar

Follow