Dois Anos e Meio, e 30 Edições de Blogazine

Este sábado temos entre nós Ana Rita Cortez, a directora da revista de bloggers portugueses (com o olho nos bloggers de língua portuguesa - vêm aí novidades!), para nos contar de forma breve a história desta magazine online.

Revista Blogazine de Julho de 2017 com a autora do blog Dias de Uma Princesa
Foto: Capa da Blogazine de Julho de 2017 com Catarina Beato dos Dias de Uma Princesa

A Blogazine nasceu em maio de 2015 sob liderança de um grupo de raparigas que ambicionava levar a blogosfera portuguesa mais além. Ter um blog no meio de muitos nem sempre é fácil e a iniciativa surgiu com o objetivo não só de dar bom conteúdo ao leitor, como também de divulgar os blogs dos colaboradores.
De início muita gente aderiu sem ter noção de que participar numa iniciativa destas era algo bem sério e trabalhoso. Acho que eu própria nunca tive bem a noção.


Passado Três Edições a Mudança

Ao fim de três edições (que não sairam continuamente), a atual direção decide deixar o projeto porque havia alguma falta de organização e as pessoas não respeitavam prazos. Isso para quem dirige algo é fundamental, seja uma revista, seja outra coisa qualquer.

E foi nessa altura que fui convidada a ser diretora da revista por outras duas raparigas que não queriam deixar o projeto morrer. Na altura aceitei o convite porque também eu não queria deixar a Blogazine morrer, mas jamais imaginei que me ia dar o trabalho e dores de cabeça que deu.

Não foi fácil implementar ideias e muito menos prazos... As pessoas são resistentes à mudança, isto é uma verdade.
Comecei por implementar um regulamento e definir que a revista iria sair mensalmente ao dia 1, desse por onde desse. Isso não foi bem aceite e as pessoas começaram a sair da revista. Para muitos, um projeto voluntário não deveria ser tão rigoroso.
Tínhamos claramente visões diferentes.


Trabalho Voluntário, Mas Sério

Na altura lembro-me que perdemos mais ou menos metade da equipa inicial, e os que não saíram logo, acabaram por sair tempos mais tarde porque não conseguiam conciliar a revista com a sua vida pessoal.

Da equipa inicial da Blogazine, apenas eu me mantenho. Curioso.

O facto de ser um projeto voluntário, faz com que muita gente descarte responsabilidades, não cumpra o regulamento e acabe por desistir. Como costumo dizer sempre, quando aceito um desafio levo-o até ao fim, seja voluntário ou não.


Passado e Futuro da Revista de Bloggers Portuguesas

Muitas vezes sou questionada sobre o facto dos blogs da primeira edição da revista estarem desativados. Nunca sei bem o que responder, porque eu sei o que se passa na "minha casa", não na dos outros... Mas acredito que as pessoas tenham deixado para trás o blog. Ter um blog não é fácil, sei-o por mim e por muitos elementos da equipa. Exige tempo, paciência, persistência e pés bem assentes na terra. Infelizmente há quem crie um blog pelas "coisas grátis" e depois percebe que não é assim tão fácil e desiste. Não sei se foi o caso ou não, sei que alguns mudaram o domínio e que outros simplesmente desapareceram.

Atualmente a Blogazine é recohecida e tem parcerias com algumas marcas nacionais (Expornor (In Beauty e Expocosmética), Embelleze, Chiado Editora, Blogs Portugal, entre outras).
Em 2018 pretendemos expandir para o Brasil pois é um mercado fantástico no que respeita a bloggers e youtubers.

Convidamos todos aqueles que se quiserem juntar a nós a contactar-nos :) São todos bem vindos.

O que achas de seres um dos próximos guest d'A Mulher do 31?
Entra em contacto. Vou alegrar-me bastante de receber a tua mensagem.

You May Also Like

4 comentários

  1. Não sabia que tinha sido membro fundador! Muito fixe! A verdade é que o pessoal não leva nada.a sério, mesmo o blog em sim.. e é como dizes, muitos começam isto pelas coisas grátis, não pelo gosto de escrever ou a vontade de partilhar.
    Beijinhos e boas entradas!

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que A Mulher do 31 serviu para te dar a conhecer tal proeza ;-) através da partilha da actual directora da Blogazine!
      Desejo-te um excelente 2018!

      Eliminar
  2. Também não sabia da existencia da Blogazine :)
    Sempre boas novidades.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes subscrevê-la e receberes por email assim que ela estiver disponível a cada primeiro dia do mês!
      Eu já subscrevi.
      Fico feliz de poder partilhar coisas novas (e úteis) com aqueles que vêm à casa d'A Mulher do 31. E a Mena já é visita assídua. Obrigada pela excelente companhia que tem sido!
      Beijinhos

      Eliminar

Follow