Dias de Uma Princesa apanha Cocó na Fralda

Ontem apresentei-vos o Google Trends. E hoje partilho convosco uma outra aplicação desta ferramenta, usando como exemplo os meus dois blogs preferidos da categoria Família que estiveram a concurso na edição deste ano dos Blogs do Ano. E no final viajamos pelo blog A Pipoca Mais Doce, para as amantes de Lifestyle.

Catarina Beato, do blog Dias de Uma Princesa, com a família
Foto: Caras

O blog Cocó na Fralda tem vindo a descer no número de procuras e o blog Dias de Uma Princesa tem vindo a subir. No final de Setembro deste ano - altura em que abriram as votações para o concurso organizado pela Media Capital - as linhas cruzaram-se e o blog de Catarina Beato acabou mesmo por ultrapassar o de Sónia Morais Santos. Esta proeza já voltou a acontecer mais do que uma vez, desde essa data, mesmo depois de Cocó na Fralda ter ganho o prémio de Melhor Blog do Ano na categoria Família. Apesar do crescimento do blog Dias de Uma Princesa, no que respeita às pesquisas no último ano, a média de procura deste é apenas de 27, o que fica abaixo dos 56 de Cocó na Fralda, com o dobro de curiosos.

Sónia Morais Santos, autora do blog Cocó na Fralda, com a sua família.
Foto: Notícias Magazine

Comparar Pesquisas de Blogs com o Google Trends

Print Screen do Google Trends - Número de pesquisas


Deste gráfico ainda podemos extrair que aqueles que mais procuram estes dois blogs encontram-se na região de Lisboa, Setúbal e Porto. Mas se olharem com atenção para o gráfico abaixo, percebem que os interessados no blog de Catarina Beato estão menos concentrados numa região do que que os de Sónia Morais Santos. (uhhhmmm tema para um novo post: concentração regional dos leitores?!?)



Print Screen do Google Trends - Interesse por região

Como vês podemos comparar dois ou mais blogs com esta ferramenta do Google Trends. E sabes qual a utilidade desta aplicação para bloggers?
  • pesquisares o teu próprio blog. Mas cuidado... não fiques desiludida se ele não constar das pesquisas. Os dois blogs apresentados são dos mais populares em Portugal.
  • pesquisar acerca de blogs da tua área de intervenção. É bom perceber o comportamento em redor daqueles que são os grandes influenciadores no estilo de blog que escreves. Inspirar-nos e aprendermos com eles é importante para o nosso crescimento.

Exemplo: para quem tem um blog sobre lifestyle A Pipoca Mais Doce é a líder na matéria. Experimenta analisar comigo os seus dados e ver o que podes fazer com eles.


Print Screen do Google Trends - Dados d' A Pipoca Mais Doce

O aspecto de Portugal nesta imagem difere dos exemplos anteriores, não achas? Um pouco por todo o país existem pessoas interessadas em saber mais acerca deste tópico: A Pipoca Mais Doce. Évora bate o record. A propósito deste tema coloco-te a questão: Como blogger... escreves um conteúdo que se torna mais focado numa região? Contactas sobretudo com bloggers e leitores da tua região? Se queres ter um público alargado, torna-se vital expandir o impacto do teu blog, alargando as fronteiras "espaciais" do mesmo.

Mas ainda mais interessante para ti serão os Tópicos Relacionados que o Google Trends apresenta. Aqui podes ver o que se associa a este termo na pesquisa. Raquel Strada, uma actriz seguida por uma legião de fãs pelo seu estilo, ou Cláudia Vieira, também muito admirada pelos seus looks, aparecem coladas a A Pipoca Mais Doce. Já pensaste em seguir estas figuras públicas, em falar  no teu blog delas e do que elas falam?!

Foto após a reconciliação segundo a Impala

Podemos ainda descobrir através do campo de Consultas Relacionadas que A Pipoca Mais Doce está ligada a "Catarina Beato Instagram", "vidas", "a maca de eva" e "a pipoca mais doce instagram". Recorde-se que no ano passado Dias de Uma Princesa, de Catarina Beato, entrava em competição na mesma categoria de A Pipoca Mais Doce, de Ana Garcia Martins: Lifestyle.

Cá entre nós, o divórcio, que afinal depois não foi, deu um certo jeito à estatística de pesquisas deste blog. É que em Dezembro do ano passado os números estavam baixos, mas no início deste ano, quando se tornou notícia, explodiram. Em Maio voltou a ter um salto com as notícias de reconciliação. E nos entre tantos a média baixa... neste momento encontram-se a rondar os 50. O que virá por aí?


Se este foi um post do teu agrado, recomendo-te que visites Blogging Mood... um projecto prestes a nascer.



A Mulher do 31 | Blog | Facebook |Instagram | Twitter 

You May Also Like

2 comentários

  1. Olá Ana, não conhecia o Google Trends, interessante hein :)
    Entre Os Meus Dias ∫ Facebook ∫ Instagram
    ✿ в૯¡j¡ทђѳ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Mena!
      Vale a pena entrar no Google Trends e experimentar todas as utilidades que tem ao nosso dispor.
      Beijinhos e óptimo fim de semana.

      Eliminar

Follow