Sê Uma Mulher Vitoriosa

Sim, é verdade, tenho descuidado a nossa relação. Lamento que assim tenha sido, mas, sabes?, ando apaixonada. Apaixonei-me por um projecto e só penso nele noite e dia, como quando na adolescência nos apaixonados pelo colega de escola. O que é que ele tem de especial? Tem-me acelerado o processo de resgatar partes da minha alma que fui perdendo ao longo dos anos, e assim voltar à minha essência, à minha luz. Deixo-te com três reflexões que publiquei no mural da minha página pessoal no Facebook. Cuida de ti!

A Linha Curva da Auto Estima

Foto: Vitor Rosado

A auto estima não anda em linha recta. Pelo menos a minha nunca andou. Existem vários momentos da nossa vida que se não tivermos cuidado rapidamente entramos em curva descendente. Lá vamos nós ladeira a baixo, perdendo o ânimo em nos arranjar, em cuidar de nós. Quer por fora, quer por dentro.

No outro dia uma amiga, que me acompanha desde a infância, ficou admirada porque lhe confessei que perto do meu aniversário (este ano) fui ao supermercado à secção da cosmética e cuidados de beleza, e comprei uma gama de produtos de rosto completa, voltando assim a ter o hábito matinal e de final de dia, de cuidar da minha face. E porquê a admiração? Lembrou-me ela que eu fui das primeira no grupo de amigas a usar cremes para o rosto.

Só que entre a adolescência e os meus 38 anos perderam-se partes de mim. Sinto que nos últimos anos, mas sobretudo em 2018, estou a recuperá-las: passo a passo, de vitória em vitória. Sei que para que este processo ser em linha ascendente e para que tenha estabilidade, devo rodear-me de pessoas que tenham o mesmo objectivo do que eu: valorizar, fortalecer, reconhecer e aumentar a auto-estima das mulheres de todo o mundo. Encontrei esse grupo, com a mesma meta, e tem sido fantástico.

Valorização Pessoal 

Foto: João Lima

Esta é uma foto feita por um fotógrafo profissional, salvo erro, João Lima. Faz parte de um shooting no Campo Grande, onde se realizava um curso promovida pela extinta revista Teenager, no qual participei.

Neste curso recebi aulas de etiqueta, de automaquilhagem, de passarelle... tive professoras conhecidas do meio, e recordo-me que uma delas ao visualizarmos, em grupo, um vídeo onde eu desfilava, disse: "há meninas que têm de ter atenção à alimentação, e procurar manter-se em forma."

A minha forma é pêra: anca larga e cintura fina. Há quem confundisse isso com ser gorda. Aliás, durante anos, eu acreditei que era gorda, por isso mesmo. Por mais que emagreça, vou sempre ter curvas acentuadas. Nada a fazer!

E o que é isso da valorização pessoal Aprendi que me valorizar pessoalmente é gostar de mim enquanto um todo e mesmo assim poder trabalhar para atingir uma versão ainda melhor de mim mesma.

Estou neste caminho, e não vou sozinha. Esta companhia, que já lá vai para mais de 500 mulheres, tem sido primordial para o desabrochar do meu Ser.


A Princesa em Mim


As fotos não fazem jus às emoções que vivi. Talvez até me aches pindérica nestas imagens. Mas a verdade é que neste dia senti o que provavelmente as noivas sentem no dia do seu casamento: senti-me uma princesa. (Parêntesis para dizer que casei pelo civil com blusa e calças, e dos três convidados, dois eram menores: o meu filho e a minha sobrinha mais velha, e a terceira testemunha foi a minha mãe. Mas isso é outra história.)

Neste dia cuidei de mim, e deixei-me cuidar, como não me lembro de ter feito antes.

Cresci com ideias como: "não faças a depilação muito cedo que depois os pêlos tornam-se mais fortes", "não pintes o cabelo porque ficas com ele todo estragado"... bem, diga-se de passagem que não foi isso que me impediu de o fazer algumas vezes ainda na adolescência. Mas impediu-me de ter uma relação estável e sem bloqueios com os meus cuidados pessoais e estética.

Neste dia deixei que arranjassem as minhas sobrancelhas e fizessem-me as mãos e os pés, e um penteado apanhado. Usei autobronzeador (pela primeira e única vez). Maquilhei-me. E usei um vestido longo com tule no enchimento da saia e com um bolero a condizer. Calcei umas sandálias pretas elegantíssimas com um brilhante enorme. E, para finalizar, tinha comigo uma malinha a combinar.

Para ti isto pode ser muito normal. Mas para mim foi um dia muito especial: o dia em que me senti uma princesa.

Hoje, passados 7 anos, trabalho todos os dias para me sentir uma princesa. Cuidar de nós nem sempre é fácil. Parece que é egoísmo!? Mas todos os dias procuro colocar em off essas vozinhas internas que teimam em afastar-me da melhor versão de mim mesma.

Conheces este sentimento? Reves-te nesta partilha? Gostava de te poder contar um segredo. Levanto-te o véu: quando trabalhamos em equipa, quando fazemos o caminho com companhia, o sucesso é mais fácil de alcançar. 

Queres ser uma princesa vitoriosa? Entra em contacto comigo através do email amulherdo31@gmail.com ou qualquer rede social abaixo.

 Mulher do 31 | Blog | Facebook |Instagram | Twitter 

You May Also Like

0 comentários

Follow