O Nosso Test Drive do Sion - Carro Elétrico com Painéis Solares
Foi na sexta feira que fomos a Maastricht (Holanda) testar o Sion, um carro totalmente elétrico com painéis solar integrados, que está a ser a start-up Sono Motors, com sede em Munique, idealizou.
Quando vínhamos no caminho, que durou pouco mais de uma hora de casa, tentei explicar o quão especial era este momento para o Guilherme. Vi este test drive também como uma visita de estudo e uma memória (futura) do primeiro carro, em que ele andou, sem recurso a combustível. Talvez quando for mais velho, da minha idade (quem sabe?!), para ele seja comum, mas este primeiro contacto permanecerá na sua caixinha de recordações. E se no carro ainda tinha dúvidas, quando chegámos ao pavilhão, onde o Sion se encontrava, tudo fez ainda mais sentido.
Não foi só o Guilherme que se entusiasmou com o carro. A Mariana explorou todo o interior do carro: ora ao volante comigo, ora nos bancos traseiros e até na bagageira, que se diga: surpreendeu-nos pelo seu tamanho.
Para filtrar o ar e a humidade existe um compartimento no painel frontal todo em musgo. Esta planta não precisa que cuidemos dela. Ela cuida do ar do nosso carro e lembra-nos do contributo benéfico do Sion para a natureza.
O painel, onde está inserido o musgo, muda de conforme conforme o nosso gosto. Basta mudar nas definições do computador de bordo. Aliás no qual está incorporado um sistema de entretenimento. O Guilherme, como se ele não fosse o principal interessado, disse logo: "A Mariana vai poder ver o Mickey neste écran."
Para além deste cuidado com a filtragem do ar, o aquecimento de bancos e o ar condicionado focam-se no bem estar dos passageiros deste veículo inovador.
A autonomia total do carro é de 250 km, mas a estes ainda podem ser adicionados mais 30 km por dia, por auto carregamento solar do carro.
Existem pequenos pormenores a trabalhar no protótipo que conduzimos, mas em geral o carro está pronto. Nós tivemos oportunidade de, não só vê-lo ao detalhe, como conduzi-lo. Como qualquer carro elétrico é silencioso, e quanto a mim é um carro estável e confortável.
Tanto eu como o Kevin tivemos direito a duas voltas com ele. Foram, quanto a nós, voltas curtas e sem uma grande margem para testar situações diferentes.
Eu nunca tinha conduzido um carro sem ser de mudanças, este é bem diferente. Tem acelerador e travão, um manete para permitir a marcha para a frente ou para trás, um botão de ligar e um do travão de mão. Portanto a condução não requer muito esforço.
O Sion é amigo. Ele não só se carrega como carrega outros. O carro também funciona como fonte elétrica, pode carregar outros.
Por falar em carregar, carregou connosco na bagageira. Uma das coisas que ando atenta nos últimos tempos é ao tamanho da bagageira. Esta é grande e ainda aumenta bastante, quando se rebate os bancos traseiros. Acho mesmo que dava para dormirmos lá dentro. (Pronto, lá estou eu a pensar no auto caravanismo.)
Desde o mês passado que o Sion está a ser testado em várias cidades de diferentes países. Nós tivemos de ir ao país vizinho para conhecer este modelo fascinante de carro elétrico e solar.
Será que no final do próximo ano vamos ter um para nós? A Sono Motors já ultrapassou as 7 mil reservas para este modelo. Atualmente o Sion custa 16 mil euros sem as baterias, as quais podem ser compradas, alugadas ou com contracto de leasing, e rondam os 4 mil euros.
Para mais informações (e fotos com melhor qualidade que as do nosso telemóvel!) visitem o site da empresa em: www.sonomotors.com
4 comentários
Adorei este post...
ResponderEliminarO Sono é de facto um modelo que ando a seguir desde que a comunicação social mo apresentou.
Quanto a mim, e de acordo com tudo o que tenho lido, será um sério candidato a substituto do carro da minha mulher daqui por 2 anos, e para já ainda não ao meu porque a autonomia ainda não é suficiente para as minha necessidades diárias...
Foi muito interessante ver a perspetiva familiar do carro, já que características mecânicas e estéticas qualquer jornalista mostra, mas para uma família como a nossa só isso não chega.
Parabéns...
Fico imensamente satisfeita que tenha gostado, Sr. Tímido :-)
EliminarMuito provavelmente será o meu carro também. 2020, altura em que serão entregues os primeiros, quero estar lá para receber o meu. Agora é trabalhar para isso.
Vou dando notícias deste carro que nos fascinou, de certo.
O Sr. preocupou-me um bocado...
EliminarBem sei que a idade começa a pesar, mas só ainda são 36 anos, e na blogosfera tenho o hábito de tratar toda a gente por tu (e julgo que não é por isso que respeito mais ou menos).
Fico à espera de mais novidades, e da chegada a Portugal deste veiculo :-)
Don't worry! Foi apenas um toque de humor ;-)
EliminarFazes muito bem. Normalmente também trato por tu, até porque na blogosfera (e internet em geral) ninguém tem idade rsrsrsrsrs
Eu estou ansiosa. O meu filho está sempre a perguntar quando vamos dar o sinal de entrada, quando é que poderemos ir buscá-lo... ele também ficou entusiasmado.
Assim que tenha mais novidades partilho.