Parcerias virtuais: sim ou não?

O Museu do Teatro foi o palco de um trabalho conjunto organizado pel' A Carochinha

Olá caríssimos. Que é feito? Bom, hoje começo com uma pergunta: acreditam mesmo que podemos viver sozinhos em comunidade? Qual o propósito das inúmeras profissões e serviços disponíveis aos cidadãos, se não ajudarem-se mutuamente a atingir um objetivo comum? Uma casa não se ergue só com o trabalho de um pedreiro. Não, não, é preciso uma combinação de competências, materiais, pessoas, motivações e condições que potenciam de forma eficaz a edificação e término da obra.
Ora se assim é no mundo real, porque carga de água haveria de ser diferente no mundo virtual? Certas distinções devem ser feitas obviamente, contudo, também do outro lado do écran mais se pode construir por meio de parcerias.


Diferentes Tipos de Parcerias

Este post por exemplo, nasceu da vontade de duas bloggers com passados e histórias divergentes, quererem trazer novas perspetivas aos seus respetivos “cantinhos”. A esta simples interação se dá o nome de – Guest Post (uma texto escrito por um convidado, que apresenta uma opinião própria sobre qualquer tema por norma previamente acordado entre ambos). Após a publicação dos posts, e com os devidos créditos atribuídos, cada blog ganha agora todo um novo grupo alvo que potencialmente irá começar a segui-lo também.

Sinceramente, têm noção da diversidade de parcerias que se podem realizar virtualmente? Na blogoesfera, ainda se vai notando algum pretensiosismo relativamente a este tema. Por um lado, nem toda a gente nos vê como fontes credíveis de publicidade consequência dos açambarcadores que publicitam tudo e todos sem grande critério, por outro porque alguns bloggers temem perder seguidores ao mostrar aos seus que há mais Marias no Mundo, que é como quem diz, há todo um sem fim de outras páginas que podem seguir. Convenhamos pessoal, lá porque existem várias marcas de roupa não quer dizer que não possamos comprar em todas. O melhor exemplo que me surge: Grupo Inditex (Zara, Stradivarius, Bershka, Oysho, etc)., detentores de um conjunto de marcas aparentemente concorrentes mas que numa segunda análise são apenas ramos diferentes da mesma árvore, com públicos específicos os quais se cruzam em busca da indumentária perfeita.

Foto de Marta Sousa Pereira na sessão conjunta organizada pel' A Carochinha
Foto: Marta Sousa Pereira


Em Conjunto

Há uns meses arquitetei uma parceria da qual me orgulho aos montões! Juntei-me a uma grande amiga maquilhadora, uma loja de roupa só com marcas nacionais, três aspirantes a modelos, uma fotógrafa e um Museu. Como em qualquer guisado que se preze, cada um deu o seu contributo para que no final todos ganhássemos algo – publicidade gratuita. Mas posso dizer-vos que para mim foi muito mais do que isso: foi uma empreitada genial, que me deu uma nova perspetiva sobre sessões fotográficas e moda, que me fez viajar no tempo até ao Museu da minha infância, acima de tudo, que me ensinou muito e me proporcionou uma tarde repleta de divertimento e aprendizagem. No final, cada um publicou o resultado na sua respetiva página publicitando-se a si e aos demais participantes.

Outra parceria que tenho, é com uma menina super amorosa que produz peças únicas, feitas à mão. Desde malas, bolsas, almofadas de praia e outros, ela cria as peças e em certas ocasiões já me enviou algumas para que eu pudesse usar, experimentar e até colocar num passatempo que fiz e em troca eu fotografo-as do ponto de vista do cliente e dando a minha opinião. E faço-o sempre que tenho oportunidade. Mesmo que já tenha a peça há algum tempo, se achar que naquele contexto resulta, publico uma foto e identifico-a.

Maquilhagem da sessão fotográfica de Marta Sousa Pereira



Passa o Tempo

Fazer passatempos é outra excelente forma de crescer na blogoesfera e, a meu ver, a que mais valoriza os nossos seguidores. O objetivo é ganhar novos leitores certo? Então vamos presenteá-los com produtos ou serviços que efetivamente gostemos, os quais porventura já tenhamos mencionado anteriormente, ou que acreditemos sejam de interesse para quem invariavelmente nos brinda com um pedaço do seu tempo, lendo os nossos devaneios e opiniões. 

A melhor forma de o fazer? Bom, certamente não haverá nenhuma fórmula mágica, quanto mais não seja porque uma das características inatas do ser humano é a preguiça logo, nem sempre temos o retorno esperado. Ainda assim, parece-me que devemos em primeiro lugar agradar aos que já partilham da nossa vida e da nossa pessoa, e então depois cruzar os dedinhos para que, numa espécie de retribuição divina, outros queiram igualmente vir fazer parte deste nosso Mundo. 

Bastam então 3 elementos: três ou quatro parceiros com visões semelhantes e um intuito comum, cada qual disposto a fornecer um produto/serviço/valor apelativo; um conjunto de regras bem definidas e claras para que os potenciais concorrentes se sintam compelidos a participar; uma aplicação que vos facilite a tarefa de escolher o vencedor (random.org) aleatoriamente sem confusões ou enganos. No fim, todos ganharão: uns seguidores, outros publicidade e outros prémios.

Fotografia de Marta Sousa Pereira numa sessão fotográfica no Museu do Teatro
Foto: Marta Sousa Pereira


Em Prol do Sucesso Comum

Em suma, está na altura de nos deixarmos de falsos moralismos e arrogâncias juvenis quanto aos blogs e seus criadores. Como em tudo na vida, há várias categorias e até os sem categoria, uns procuram apenas fama ou dinheiro fácil (nada de errado aí), outros há que, ainda que com uma intenção reprimida de ganhar dinheiro – porque o que fazemos também tem valor e, à semelhança de qualquer outro trabalho, temos direito a querer uma compensação que nos permita melhorar e progredir – são, mais que tudo, guiados pelo prazer de exteriorizar ideias, emoções, opiniões e simples desabafos, em nome de um dos mais importantes direitos que o ser humano adquiriu com o avançar dos tempos: liberdade de expressão.

Posto isto vos incito: “emparelhem-se” mais em prol de um crescimento e sucesso comunitários que se completam pela individualidade e personalidade de cada um, ao invés de perpetuarem um rebanho Kardashiano de personagens de costas viradas, baseado na falsidade e estereótipos brejeiros.


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Marta Sousa Pereira fotografou três modelos no Museu do Teatro
Foto: Marta Sousa Pereira


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4 comentários

  1. Adorei o texto, e identifiquei-me com essas perspectivas!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

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    1. Fico feliz por teres voltado e comentado, e sobretudo teres-te identificado.
      Beijinhos

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  2. Acho que que as parcerias trazem alguns benefícios por isso concordo com esta prática. Para haver parceria, há um acordo mútuo em que vemos uma situação de win-win. Assim aumentamos a possibilidade de termos mais visibilidade nas redes sociais e aumentamos o alcance de pessoas abrangidas.
    Obrigada por esta partilha ;)

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    1. Tudo o que contribua para unir e não para separar, para mim,é vencedor.
      Obrigada pela tua visita e pelo teu comentário, minha querida Cristina.

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