|Blogging| Como Colocar um Blog no Topo das Pesquisas

Sou uma leitora de blogs mais assídua do que uma blogger. Gosto de estudar as ciências da comunicação, ou não tivesse sido essa a minha formação. E hoje deito o olho em específico ao trabalho da princesa Catarina Baeto no blog Dias de Uma Princesa. E porquê? Vou-vos contar...


Já várias vezes tinha visto na área dos comentários algo que me chamava a atenção, porque era apenas um excerto do próprio texto publicado pela autora, mas com um link para outro blog. Fiquei intrigada, mas não perdi muito tempo com isso.

Agora, ao ler um livro muito interessante sobre as artes da blogosfera, descobri do que se trata. Talvez para alguns de vocês não seja novidade... chama-se Trackback. Não sou uma expert em inglês, mas parece que se pode relacionar esta palavra alguns conceitos como localização, envio, contacto... no fundo o sistema que está por traz permite rastrear, quer dizer, através desta técnica segue-se as pegadas de para onde foi levado este post.

Mais claro ainda... Como veem na foto abaixo, na área dos comentários a um post, aparece uma espécie de comentário, que é gerado automaticamente pelo sistema de Trackbacks, indicando no topo, na imagem dentro do círculo, em que blog é que este post foi referido, ou reblogged, e no final do mesmo bloco, aparece, aqui assinalado com a seta, a possibilidade de ler o artigo completo, no qual foi referido este post em específico.


Fonte: Blog Os Dias de Uma Princesa, de Catarina Beato

Ao clicarmos nesse link vamos parar à página do Baby Blogs, onde o texto de Catarina Beato foi, neste caso, republicado. E aí também são disponibilizadas hiperligações para o blog de origem, Dias de Uma Princesa, tanto na topo como na base do bloco desta partilha, como podem ver na imagem abaixo, dentro do círculo e junto da seta. 

Fonte: Baby Blogs 

Este sistema foi criado pela empresa Six Apart para a plataforma Movable Type, embora agora já existem concorrentes como a Wordpress com o software Pingbacks que é em tudo muito semelhante. Porém nem todos os servidores de blogs têm esta ferramenta disponível.


BÓNUS: este sistema não serve só para criar relações digitais fortes, como também para fazer subir o blog no ranking das pesquisas do Google

A Mulher do 31 | Blog | Facebook | Instagram | Twitter |

You May Also Like

6 comentários

  1. Anónimo9/05/2017

    esse livro interessante que leste da blogosfera... podes dar umas pistas? :)
    eu li recentemente o Ser Blogger, mas nao creio ser esse que dizes, pois nao me lembro de falar nada de Trackback... seria? Obrigada!

    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O livro é em alemão... se continuar a ser interessante, eu partilho os dados bibliográficos ;-) E de que autor é o Ser Blogger? É de recomendar?

      Eliminar
    2. ui alemao... complicado para mim :) o ser blogger é recente, o livro portugues sobre blogging, diria que te ajuda com ideias base do caminho, mas se tu ja andas a ler coisas a mencionar trackback... este é mais generico. podes ver aqui: https://www.wook.pt/livro/ser-blogger-sandra-alvarez/19282389

      Eliminar
    3. Obrigada, Paula. Já dei uma olhadela e parece-me bastante completo e interessante. Eu acredito que todos os livros nos podem trazer inputs, seja dos mais básicos aos mais complexos. Este em alemão também não é os que aprofunda em demasia os temas, mas calhou de falar de trackback ;-) E já agora... conheces algum curso online ou algum instituto que ofereça cursos nesta área? Em Portugal não há muita oferta neste domínio, ou estou enganada?

      Eliminar
  2. pena o livro ser em alemão.

    eu inglês ainda capto, alemão está fora de questão

    por acaso desconhecia completamente o trackback, mais uma coisa para a minha lista de pesquisas,
    Obrigada
    http://mimiinthemirror.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Volta mais vezes... acompanha A Mulher do 31... que ela irá escrever muito sobre blogging e deverá interessar-te.

      Obrigada por mais esta visita e comentário.

      Eliminar

Follow