Viagens Longas de Carro: Porque é Que Eu Gosto

Photo by Steinar Engeland on Unsplash


Há quem nos pergunte porque é que nos metemos numa viagem tão longa de carro invés de irmos de avião. Temos duas crianças, uma delas pequena, como é que optamos por fazer mais de 2 000 km de carro quando podíamos usar o avião, é uma questão que povoa o pensamento de alguns. Sim, é verdade, a viagem de avião demora algumas horas, enquanto que a viagem de carro, que nós fazemos, demora três dias. Mas qual a razão para esta escolha aparentemente ilógica!? Será por dinheiro?! Não.

O que é que nos atrai na estrada?

Eu e o K. somos duas pessoas que gostam de estrada. Já comentámos que todos os anos fazemos imensos kms, e este ano já temos uma boa soma deles. Nem sempre optamos por fazer a viagem Alemanha - Portugal (e vice-versa) de carro. Mas de vez em quando sabe-nos bem. Tem calhado ser praticamente de dois em dois anos. E o que é que nos atrai nesta viagem? Vou contar-vos da minha parte.

Gosto de fazer esta viagem de carro porque, os dias e os kms que vamos fazendo, vai-nos permitindo uma despedida lenta, e a uma reentrada com mansidão. Não é aquela coisa abrupta de tomar o pequeno almoço em casa dos meus pais, ainda em Portugal, e jantar na nossa na Alemanha. Já para não mencionar as questões meteorológicas, por exemplo sair da Alemanha com sol e calor, e chegar a Portugal com vento, tempo cinzento e fresquinho. Não estou a brincar. Aconteceu no final de Julho. rsrsrsrs

Nesta viagem, como nas outras, gosto do tempo que tenho para descansar enquanto passageiro. Posso dormir. Incrível. É uma espécie de recuperar o tempo que não dormi nas férias e preparar-me para o cotidiano que aí vem, com poucas horas de repouso. Para além disso gosto muito de refletir, planear, sonhar... e isso remete-me emocionalmente para as idas frequentes para a terra da minha avó, sem cinto, deitada, no banco de trás do Fiat 127 verde do meu pai. Era nesses momentos que fazia as minhas auto analises, os meus planos e suspirava de amores.

De vez em quando uma pausa ou um berro

Somos uma família silenciosa nas viagens. A mais pequena dorme longos sonos, o maior acompanha-nos no percurso (que não é de dormir) e nós, à vez, vamos trocando de lugar: ora condutor, ora passageiro. Falamos de vez em quando, sobretudo de planos futuros, mas rapidamente voltamos à nossa interioridade. E as crianças acompanham-nos bem. (E quando começam a desatinar, uma pausa, ou um berro, resolve a coisa rsrsrsrs)

A Mulher do 31 | Blog | Facebook |Instagram | Twitter 

You May Also Like

2 comentários

  1. Também adoro viajar de carro. Sentir a liberdade de ir para onde quiser. Bjs

    ResponderEliminar
  2. As viagens de carro, para mim, tornam-se uma terapia: arrumam-se-me as ideias no lugar rsrsrsrsrs

    ResponderEliminar

Follow