Perspectiva de uma Blogger de Viagens

Olá a todos os leitores.

Chamo-me Ana Cristina, encontro-me a caminho dos 28 anos e sou a mulher que, nos seus tempos livres, viaja a maior parte do tempo e ainda gere o blog de viagens My Travel Stories.

Foto de perfil de Ana Cristina, autora do blog My Travel Stories
Avatar da autora do My Travel Stories


Como me tornei Blogger

Desde muito cedo, ainda nos meus tempos de miúda, comecei a viajar por Portugal com os meus pais. Era raro o fim-de-semana em que não saíamos de madrugada com o farnel quentinho na mala do carro e lá íamos nós à descoberta de mais um cantinho português. Quase sempre o destino era lugares cheios de natureza esverdeada e água doce dos rios e noutras vezes era nosso destino a praia com o seu mar salgado. Foi assim que ganhei a paixão de conhecer novos lugares em cada oportunidade que tivesse. Há praticamente sete anos atrás que viajo de forma independente na companhia do meu namorado. A bordo na bagagem segue sempre connosco uma câmara da Canon (atualmente é uma EOS 100D), duas lentes e um tripé bem alto. Com o passar do tempo tenho vindo a arquivar milhares de fotografias e memórias das nossas aventuras pelo nosso país, já tendo passado também territórios estrangeiros como Paris e Londres.

London Bridge como pano de fundo da foto da autora do My Travel Stories
Ana Cristina com a vista para a London Bridge

Ana Cristina com a Torre Eiffel ao fundo
A autora do blog My Travel Stories com a Torre Eiffel de pano de fundo

Há quase 6 meses comecei o meu trabalho como blogger. Pesquisei imenso antes de arrancar com este projeto e confesso que ainda tenho muito por aprender. MUITO MESMO! Se não me falha a memória levei cerca de um ano a ponderar esta ideia de iniciar ou não um blog. Cada um fala por si.

Para muitos é muito simples: abrem o perfil, criam uma página gratuita e põe-se a escrever sobre o seu dia/semana, sobre um pensamento, uma série ou filme, tudo e mais alguma coisa, acrescentam uma imagem de uma base de dados com fotografias gratuitas sem direitos de autor, clicam no botão “publicar” e o artigo está online.

Eu sabia que queria algo meu, que me pertencesse, por isso tive que esquecer as plataformas gratuitas e investigar mais a fundo. E foi assim que conheci o Blog Alma de Viajante e as suas maravilhosas dicas de Como Criar um Blog de Viagens. Recorri também a outros Bloggers e a dezenas de artigos sobre o tópico mas foi neste que vi todas minhas dúvidas esclarecidas. Segui alguns passos por ele sugeridos como o alojamento do meu site no SiteGroung para que esteja 100% seguro e tenha apoio informático 24H/24H que inclui o acesso automático à plataforma de trabalho Wordpress. Outra sugestão que também adotei foi a criação do meu próprio domínio, isto é, o registo do nome do meu blog com e respetiva terminação “.com”. A partir daqui apenas precisei de instalar alguns Plugins, escolher um Template minimalista, criar o logo do meu Blog (a minha irmã estuda artes e é uma designer fenomenal por isso o mérito do desenho do Blog é todo dela) e personalizar todos os cantinhos de cada página deste projeto.

Futuramente, um dos próximos passos a fazer é ter um Template “Pro” para que o possa personalizar a 100% à minha maneira, mas antes disso ainda tenho que aprender o básico. Neste mundo digital é mesmo assim, estamos sempre a aprender e a tentar inovar e evoluir para algo melhor e com mais classe e profissionalismo.

A autora do blog My Travel Stories com o Castelo Disney de pano de fundo
Ana Cristina na entrada para o Castelo Disney


Inspiração para me tornar Blogger de Viagens

O objetivo deste meu projeto é finalmente ter a oportunidade de contar as histórias e os momentos que vivi em determinados períodos da minha vida quando ia sair de fim-de-semana ou de férias prolongadas. Quero proporcionar uns minutos de felicidade a todos aqueles que adoram passear tal como eu, e ainda criar a outros um bichinho dentro de si que os faça querer sair de casa. Pretendo convidar os meus leitores a uma caminhada num parque de jardim, a terem uma estadia num quarto de hotel, mostrar-lhes o interior de um museu e partilhar com eles uma prova dessa experiência com fotografias trabalhadas que mereçam ser recordadas. Antes de escrever um artigo faço sempre uma pesquisa prévia, quer seja um hotel ou um parque, procuro saber a sua história de forma a explicar a sua importância e significado na sociedade e espero cativar as pessoas com as fotografias que deixo.

A autora do blog My Travel Stories no Portugal dos Pequeninos
A autora do My Travel Stories no Portugal dos Pequeninos

Entre os nomes das minhas grandes inspirações está a youtuber canadiana Mimi Ikonn, uma empresária na área da moda e beleza, que viaja incansavelmente por todo o mundo a lugares como Marraqueche, Positano, Cidade do Cabo e Paris; a Blogger brasileira Dani Noce, uma pasteleira fanática por doces e chocolates que nos tempos livres viaja também por todo o mundo, sendo uma apaixonada por Paris e partilha com os leitores roteiros e vídeos das suas viagens e também tenho de salientar o grandioso Blog Viajar entre Viagens da portuguesa Carla, uma geógrafa Doutorada que, na companhia do seu homem partem em inúmeras aventuras sobre mar, terra, areia e neve, com milhares e milhares de peripécias a contar sobre as suas escapadelas em todo o mundo tendo o blog já recebido vários prémios de reconhecimento. Claro que hoje sigo também outros bloggers portugueses que, entretanto, fui conhecendo nesta blogosfera, mas não posso nomeá-los a todos. Somos uma comunidade em crescimento. E tu se estás a ler e também te quiseres juntar: bem-vindo!


Logotipo do blog de Ana Cristina

Se ficaste com curiosidade em descobrir mais sobre o My Travel Stories onde partilho as histórias das viagens que vou fazendo por todo o nosso Portugal, podes seguir nas Redes Sociais do Facebook e Bloglovin’.

Um beijinho e sê feliz a viajar!



O que achas de seres um dos próximos guest d'A Mulher do 31?
Entra em contacto. Vou alegrar-me bastante de receber a tua mensagem.

You May Also Like

16 comentários

  1. Adorei conhecer mais!! Obrigada pela partilha...

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2018/02/ootd-70-valentines-day-with-zaful.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  2. Gostei bastante de conhecer um bocadinho deste blog! Um beijinho*

    https://healthyfoodandme.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  3. Fiquei bastante interessado no seu blog e vou segui-lo. A mim, viajar, permite-me escapar da rotina dos estudos e faz muito (muitoooo) bem! :D
    Se quiser, terei todo o gosto em convida-la a visitar e quem sabe seguir o meu blog! Muito sucesso! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por favor, trata-me por tu. Fazes-me sentir velha.
      Irei dar uma espreitadela.
      Também para ti, muito êxito!

      Eliminar
  4. É sempre bom saber os motivos porque gostamos de ser bloggeres, adorei a partilha :)
    Posts as Quartas e ao Domingo a partir deste fim de semana.

    ResponderEliminar
  5. Apesar de não ter a tua idade, também tenho o hábito de passear com os meus pais desde criança e explorar zonas em Portugal, exceto a parte de acordar cedo, haha. Sempre fomos uma família de viagens e busca. Isso instigou-me imenso o interesse por viajar e aproveitar a Europa. Gosto imenso da tua iniciativa, é bom manter um blog no qual possas partilhar a tua paixão perante as viagens, espero que consigas realizar ainda mais e mostrar os cantos mais belos de Portugal, não apenas o exterior. Portugal é lindo <3 Adorei saber o teu percurso, conhecer o motivo pelo qual manifestas o gosto e o que pretendes alcançar com a tua partilha! desejo sucesso!

    swacre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou certa que a Ana Cristina irá alegrar-se com o comentário. Ela é muito dedicada e acredito que o seu projecto será um êxito!

      Eliminar
    2. Sara: Obrigada! É uma palavra pequena mas com MUITO significado. Ainda bem que há pessoas que se identificam comigo e que partilham dos mesmos gostos e opiniões que eu. Sinto-me super feliz, bem dizia a Ana. O que pretende com este Blog é mesmo mostrar os cantinhos bonitos de Portugal. Mas acima de tudo gostar de o partilhar. De escrever, de contar uma história e incentivar alguém a sair do sofá e vir comigo nesta aventura. Já espreitei o teu blog e percebo agora o significado da tua escrita. Escreves com conhecimento e prazer e acima de tudo sabes como escrever de forma que o leitor fique preso ao ecrã. Obrigada pelas palavras. Beijinhos!

      Eliminar
  6. Eu já sigo o Travel Stories há algum tempo :)

    Visita o Meraki Meraki
    Redes sociais: Facebook || Instagram

    ResponderEliminar
  7. Estou extremamente grata pelo feedback positivo que tenho recebido por ter partilhado um bocadinho da minha história e de tudo o que esteve por detrás da criação deste Blog de Viagens. Mais uma vez obrigada Ana. Um dia destes faremos outra colaboração. Acho que foi muito positivo para ambas. Beijinho!

    ResponderEliminar
  8. Olá Ana. É a primeira vez que venho ao teu blog e não poderia ter chegado em melhor altura, este post acaba por ser como que um bilhete de boas vindas. Gostei imenso de conhecer um pouco da tua história. E sim, um blog de viagens não é nada simples mesmo, mas deu para ver que tu o fazes muito bem.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Paula!
      Fico feliz por teres entrado na minha casa digital e que tenhas conhecido a minha convidada de sábado, a Ana Cristina, do My Travel Stories. Realmente tenho ficado fascinada como ela é uma blogger empenhada, que no fazer, como no aprender. Fico muito feliz que tenhas gostado deste bilhete de boas vindas ao blog A Mulher do 31 e ao blog da Ana Cristina, My Travel Stories. Volta sempre que quiseres!

      Eliminar

Follow