Encontrar Blog Antigo nos Arquivos da Internet

Este ano, mais em concreto em Outubro, faz 15 anos que me tornei blogger. E no âmbito das comemorações (sim, muitas coisinhas ainda vêm a propósito!) tentei recuperar o meu primeiro blog perdido algures na rede. O menino foi criado na Weblogger, com morada no Brasil. E de um momento para o outro, pufff foi-se.

Se queres fotos bonitas como esta no teu blog, procura em Unsplash.com
Boas notícias! Por um lado é possível tentar (pelo menos, tentar!) recuperar qualquer blog. Portanto, se te aconteceu algo semelhante, ainda há esperança. E por outro lado o estrago não foi tão grande, porque nessa altura eu fazia back up do mesmo. Algo que não faço agora, e mais tarde posso chorar por isso. (Talvez uma nova task para a lista To Do!)

Passos para Encontrar o Blog Perdido

Então, vamos lá. O primeiro passo é escrever o seguinte endereço http://web.archive.org/*/ e após esta última barra acrescentar o endereço completo do teu blog, excepto www. No meu caso eu inseri este url http://web.archive.org/web/*/anafms.weblogger.terra.com.br e a ferramenta de pesquisa da Internet Archive Wayback Machine apresentou os resultados. 
Segundo o que li este arquivo armazena dados de blogs em HTML, o que significa que os de Wordpress provavelmente não se encontraram no registo. O material tem vindo a ser guardado desde 1996. O meu foi gravado 25 vezes entre 25 de Maio de 2004 a 30 de Junho de 2008. 
Assim, tive a oportunidade de voltar a ver como eram os templates da época, o layout, li de novo o Livro de Visitas... enfim, fui até ao início desta viagem já longa e sempre tão entusiasmante.

Como era Naquele Tempo

Bem, mas se isto dá para o teu blog, dá também para o outros blogs. Se quiseres ver alguma informação acerca de um blog antigo que seguias, e ainda te lembrares do endereço, podes usar o mesmo método. Vá, bisbolhitces dessas são autorizadas! 
Para aquelas que apenas agora começaram, e que tudo é fácil e bonito de trabalhar, têm o meu aval para cuscar o meu primeiro blog e perceberem como os blogs já foram. Naquele tempo escrevia tudo em Word, depois passava para o backoffice - que ia a baixo umas quinhentas vezes, e ficava ansiosa pela visita dos meus familiares, amigos, conhecidos e aqueles que por um mero acaso lá me iam visitar. 
As fotografias... essas tinham de ser de dimensões reduzidas, e era muito difícil de as conseguir colocar online. O sistema bloqueava constantemente. E imaginem este processo em Angola!? Ia com a minha companheira de aventuras a um cibercafé, ou ao escritório de alguém, e tentava, dentro do tempo de acesso e que a net dava, inserir o nosso conteúdo. Era um tiro de sorte!

Conta Como Foi

E tu, como foi o teu começo? Se queres procurar o teu ou de outra pessoa. Experimenta esta ferramenta. Aproveita e divulga este post junto daquela amiga, colega ou assim assim, que sabes que anda à procura do blog ou site perdido na rede. Ela de certo que te irá agradecer.

A Mulher do 31 | Blog | Facebook |Instagram | Twitter 



Já conheces o Blogging Mood?


Visita-o em www.bloggingmood.com e descarrega material útil como esta checklist.



Checklist de 14 itens para Criar um Post de Sucesso
Lê o post completo Como Criar um Post de Sucesso

You May Also Like

7 comentários

  1. O meu primeiro blog... só sobram mesmo backups, que já mal me lembro do endereço...
    Mas o motivo dele ter saido de circulação foi mesmo por não me identificar com o que tinha escrito anteriormente, portanto, deixa-o ser apenas recordação...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uhhhmmmm fiquei curiosa! Mas, pronto, sem o endereço não posso cuscar rsrsrsrsrs

      Eliminar
  2. Já não me lembro dos links dos meus blogues passados, senão ia tentar haahah

    Visita o Meraki Meraki
    Redes sociais: Facebook || Instagram

    ResponderEliminar
  3. Que tempo maravilhoso

    ResponderEliminar

Follow