Alemanha

Fim de Semana de Carnaval

fevereiro 25, 2017

Se em Portugal copiámos o Brasil, e este fim de semana vão sair à rua muitas escolas de samba, ou pelo menos associações com miúdos e graúdos a agitar o pé ao ritmo brasileiro... quase esquecendo as nossas tradições... na Alemanha o cortejo carnavalesco tende a ter outros ritmos e um pouco mais de roupa, que as temperaturas por aqui não são mediterrâneas.
Entre sexta e domingo tem lugar o desfile de crianças, organizado por escolas, infantários e comunidades. Mas não só, também haverá muita agitação nas ruas... cada associação tem as suas tradições, rituais e eventos específicos, como o mercado, o brunch, a missa... do Carnaval, mas há cidades como Düsseldorf e Colónia que a dimensão das festividades é maior.
E sabem que mais... é um tempo levado a sério pelos alemães. (A sério, perceberam a piada!?!?) Existem lojas abertas todo o ano, com dimensões enormes, apenas e só com fatos, máscaras, acessórios e tudo o que tenha a ver com o Carnaval. Se pensam que é apenas para miúdos, estão enganados. Os adultos são adeptos dedicados desta época festiva. E quando digo adultos... não digo jovens adultos, entendem?
São poucos os que ficam em casa por estes dias... até porque nos desfiles costumam-se lançar "prendinhas", normalmente guloseimas, e é ver quem vem para casa com o saco mais cheio. Mas já nós preferimos o saco vazio, e a paz do "lar doce lar", do que enfrentar multidões em delírio.

Bom Carnaval, para quem festeja!
Ah, e cuidado com os excessos. Cuidadinho!

Foto: sueddeutsche.com
Carro alegórico no desfile carnavalesco de Düsseldorf em 2014


Segue A Mulher do 31 (@amulherdo31) também no Instagram e no Facebook.

SUBSCREVE







JUNTA-TE no Facebook