Faz Tu Mesmo: Organizador de Orações e Estudo Bíblico

"A Mulher do 31" não é só feita de costura e afins. Hoje, apresento um projecto diferente dos que apresentei até agora. Como mulher cristã tenho os meus momentos de oração e estudo bíblico. Mas como muitas mulheres... escrevo hoje numa folha, amanhã num caderno e noutro dia, naquilo que tiver à mão. E os meus apontamentos ficam soltos e rapidamente deixam de estar acessíveis, pois não os encontro de imediato. Além disso, como nem sempre escrevo sobre o mesmo, os cadernos ficam uma salada russa de vários assuntos, para além das folhas soltas desorganizadas.
Sou só eu que tenho esta dificuldade? Acho que não, pois encontrei na internet muitas sugestões como manter o caos em ordem. Vou deixar-vos uma sugestão que permite ter tudo no mesmo arquivo e à mão de semear. Para quê? Para poder ter ordem e decência nas coisas do Reino de Deus.
A nossa relação com Deus é espiritual, mas também se revela na prática. A oração é algo espiritual, mas parar para orar, ajoelhar para orar é um acto prático, que é essencial para que o espiritual tenha lugar. O ler a Palavra é algo que se vive na prática - no acto de abrir o livro, ler as palavras e frases... - para alcançar as revelações espirituais que Deus tem preparado para nós através das Escrituras. Por isso há que ter uma prática organizada, mesmo que se trate de um assunto espiritual.
Além disso é muito interessante ler mais tarde alguns apontamentos passados e ver como Deus responde,  no decorrer do estudo da Bíblia, às nossas orações e às nossas dúvidas. É até uma excelente fonte de agradecimento a Deus, pois damo-nos conta do nosso crescimento e devemos louvar a Quem o permitiu.
Acrescento ainda que este organizador permite-nos ter uma espécie de guia para entrarmos na presença do Senhor, mesmo nas horas que nos são muito difíceis de o fazer. É como uma mão pronta para nos levar até aos pés do Pai. De certo que já houve alturas em que não sai uma palavra ao Senhor, que parece que não sabemos como chegar à Sua presença... este organizador permite dar uma ordem à nossa alma, pois no momento que o temos à frente existe uma série de possibilidades de começar a conversa com o Pai: louvor, oração, estudo bíblico...
Portanto, já viram que razões para termos um diário de devocional, de oração... são mais do que muitas. Sublinho a mais importante:

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33

Agora vou mostrar como montei o meu dossier... embora ainda não esteja completo.

Comprei numa papelaria um bloco de folhas decorativas A4, uma bolsa para colocar num dossier A5, bem como etiquetas coloridas autocolantes e um material de material que permite que colemos numa página e assinale a mesma, como se tratasse de um separador. Também trouxe o próprio dossier A5 com lombada larga. No entanto poderia-se comprar um dossier de PVC, sendo que este tem normalmente uma bolsa exterior e interior. Ou poderia-se adquirir um filofax, organizer ou planner. Ou apenas umas argolas para agrupar as folhas. Para além dos materiais mencionados, fez parte das compras: folhas pautadas, separadores de cartão e bolsas transparentes. Ainda poderia ter trazido post-it, clips, fita decorativa...Eu comecei pelo básico.


Aqui podem ver que utilizei os separadoresde cartão para grandes áreas e usei aquele material plastificado para assinalar sub-áreas. As secções do nosso dossier podem ser aquelas que nós acharmos mais úteis. Vou deixar a lista de algumas ideias no final.

Nesta foto podem ver um calendário que retirei da internet para nos inspirar a orar pelos nossos filhos - com versículos bíblicos. Há quem não precise de inspiração, outros sim. Acho que é uma boa ferramenta para o caso.


Como podem ver peguei numa folha A4 decorativa e recortei-a de modo a que este sub-separador ficasse mais interessante. Coloquei-a numa bolsa transparente A5 e colei a etiqueta plastificada.


Podemos comprar esta aplicação para que as nossas revistas fiquem guardadas junto das folhas de apontamentos do nosso estudo bíblico.

Também podemos usar as bolsas A5 transparentes para guadar os livros mais pequenos e úteis.

E, por fim, as folhas em que fazemos os nossos diversos apontamentos.

Lista de possíveis secções:

- calendário mensal de oração: na web encontramos vários calendários com sugestões de oração por dia durante um mês com indicação das escrituras onde nos podemos apoiar, por exemplo pelo pastor, pelos filhos... e em cada dia ora-se por uma área em específico.

- calendário semanal de oração: há quem se organize por dias fixos na semana que ora por um tema para além do que ora habitualmente, por exemplo: 2.feira família, 3. amigos cristãos, 4. amigos não cristãos, 5. líderes, missão..., 6. autoridades, país...

- devocional: trata-se do tempo que passa diariamente com Deus, muitos usam uma revista "A Palavra para Hoje" como seu devocional. Nesta secção pode escrever o que Deus lhe falou ao coração em relação a esse devocional/texto de reflexão.

- versículos favoritos: nesta secção agrupam-se os versículos favoritos, também pode ser aqueles que queremos memorizar, ou que estão relacionados com um tema que nos interessa.

- cultos/ sermões: aqui arquivamos os apontamentos acerca do sermão nos cultos ou seminários.

- grupo de oração: neste separador inserimos o que foi falado ou que nos tocou ao coração nesse encontro.

- grupo de estudo bíblico: aqui agrupamos os apontamentos acerca do estudo bíblico de cada semana.

- apontamentos pessoais: podemos usar esta parte para escrever pensamentos soltos ou que não têm secção apropriada.

- louvor/adoração: de certo que existem louvores que gostaríamos de aprender ou usar quando fazemos o nosso devocional, por isso existe este separador.

- diário de oração: já me aconteceu várias vezes não conseguir orar a não ser escrevendo. Este é espaço certo para isso.

- pedidos de oração: quando alguém nos pede que oremos por uma pessoa ou uma causa, poderemos registar aqui.

- o que a Bíblia diz que eu sou: neste local podemos apontar aquilo que a Bíblia diz que somos, para não só adquirirmos uma imagem mais clara a esse respeito, como também para nos momentos em que nos sentimos sem identidade, podermos firmar-nos na nossa fé, recorrendo ao que aqui escrevemos.

- promessas de Deus: parece-me claro. Nesta secção apontamos as promessas de Deus para nós, as bíblicas e as que nos foram dadas pessoalmente por profecias, visões ou sonhos.

- resumos de passagens bíblicas: há quem ainda tenha uma parte para o Velho Testamento e para o Novo Testamento, sendo que aí se inserem os textos bíblicos resumidos por nós.

- confissão/ arrependimento/ pecados: esta divisão é destinada para escrevermos aquilo que nos vai no nosso coração a respeito de algo que queremos confessar, a pecados que queremos abandonar e/ou atitudes pelas quais queremos expressar arrependimento.

- pregacões online: hoje em dia existem imensas pregações que podemos assistir pela internet, normalmente pelo canal You Tube. Aqui podemos fazer os nossos apontamentos acerca delas.

- diário de gratidão: neste espaço podemos apresentar as nossas acções de graça.

- inspirações: já aqui podemos arquivar frases, pensamentos, imagens... que nos inspiram.

- leituras (livros): para quem gosta de ler outros livros para além da Palavra, neste separador pode-se guardar os apontamentos acerca deles.

- plano de leitura bíblica: há muitíssimos planos disponíveis na internet para que possamos ler a Bíblia com regularidade: planos anuais, planos por temas...

- lista A Ver/ Fontes (livros, músicas, sites...): podemos escrever aqui o nome de um livro, de um pregador, de uma pregação... que depois queremos pesquisar, mas também o nome dos recursos electrónicos (sites...) que nos são úteis.

- Eu/ Mulher/ Mãe/ Filha/ Irmã/ Casamento/ Crianças: são vários separadores de acordo com as nossas características e os que nos rodeiam directamente, para que possamos colocar pensamentos ou desejos para levarmos a oração, dentro desse campo específico.

No momento em que fica cheio pode-se passar para um arquivo fixo, que não vai connosco para a igreja, para as reuniões familiares... mas fica no nosso lar.

You May Also Like

0 comentários

Follow